Procurar
Close this search box.

Renovações de inscrições na UMa em setembro

A Unidade de Assuntos Académicos divulgou o prazo para a renovação da inscrição para o ano letivo 2022-2023, nos cursos de 1.º, de 2º e de 3.º ciclo da Universidade da Madeira, além dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP).

Entre os dias 1 e 15 de setembro de 2022, através da plataforma InfoAlunos, os estudantes poderão realizar a renovação da sua inscrição para ingresso no ano letivo 2022-2023.

De acordo com a informação veiculada pela Unidade de Assuntos Académicos (UAA), os estudantes que realizem avaliações durante a Época Especial, para exames de recurso ou de melhoria de nota, “dispõem de um prazo de cinco dias úteis, a contar da publicação do resultado do último exame, para efetuarem” a renovação da sua inscrição. O estudante que, tendo acesso a esse período extraordinário de avaliação, não consiga aprovação para conclusão do seu curso, dispõe desse prazo de cinco dias úteis para efetuar a renovação da inscrição.

A UAA indica os alunos finalistas como os estudantes cuja renovação de inscrição “esteja condicionada à realização de Exames de Época Especial”.

Outro ponto de alerta foi a situação de regularização de propinas. Gabriel Leça, responsável da UAA, recorda, através do Aviso n.º 62/UAA/2022, que “só pode renovar a inscrição num novo ano letivo o aluno que tenha a sua situação regularizada perante a Universidade”. Além disso, para a ativação da inscrição, o responsável alerta que o pagamento fica efetivado apenas após o pagamento da taxa de 20 euros. Caso não exista pagamento, a inscrição fica sujeita a anulação, ficando sem qualquer efeito.

Por fim, o aviso indica que os estudantes, ao renovarem a inscrição, “aceitam e concordam com as condições de frequência dos cursos a que se candidatam, incluindo o pagamento da taxa anual legal de frequência dos ciclos de estudo (propina) conforme estipulado nos regulamentos”. Quais são os regulamentos? Não é indicado no aviso que remete, de forma geral, para o portal da UMa.

Fundamental, para muitos estudantes, é o processo de renovação ou de requerimento das bolsas de estudo, que se encontra a decorrer.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Tyler Callahan.

DESTAQUES