Procurar
Close this search box.

Como ser bem sucedido na Universidade?

Na ausência de receitas mágicas para tornar este caminho fácil, apresentamos alguns ingredientes chave para que os objetivos definidos para a caminhada sejam alcançados.

“Conseguirei integrar-me bem?”, “Conseguirei chegar ao fim?” são algumas das dúvidas que acompanham a caminhada universitária.

Ao contrário do desejado, o caminho para alcançar os objetivos é feito de altos e baixos. De igual modo, são alguns os obstáculos que se interpõem, confrontando-nos com medos, inseguranças e frustrações. Se tivermos uma maior abertura à experiência poderemos tornar-nos, pouco a pouco, mais competentes nesta caminhada, munidos de um maior número de ferramentas.

Note-se que apenas colocando-nos em movimento, seremos capazes de manter o equilíbrio, porque o caminho faz-se caminhando!

Na ausência de receitas mágicas para tornar este caminho fácil, apresentamos alguns ingredientes chave para que os objetivos definidos para a caminhada sejam alcançados:

1. Defina e escreva os seus objetivos para o ano e, em especial, para o 1.º semestre.
Seja realista, claro e específico. Defina os mesmos em termos de ações e dos passos necessários dar. Antecipe possíveis obstáculos e elabore planos de ação alternativos. Lembre-se que sem objetivos somos um barco à deriva.

2. Estabeleça um plano de estudo, desde o início do ano e desenvolva as suas estratégias de gestão de tempo.

3. Frequente as aulas e envolva-se nas mesmas.
Faça apontamentos, coloque questões e dúvidas (…).

4. Alargue o seu leque de aprendizagens e experiências participando em projetos e atividades extracurriculares.
Seja proativo e, neste contexto, desenvolva as suas competências. Aprender permite-nos descobrir mais sobre o mundo e sobre nós mesmos.

5. Estabeleça e fortaleça a sua rede de suporte.
Estudos indicam que uma rede de suporte é facilitadora da integração e adaptação à mudança.

6. Peça ajuda sempre que necessitar.
Procure conhecer os recursos disponíveis na sua Universidade. O Serviço de Consulta Psicológica da UMa é um desses apoios. Pedir ajuda é sinal de coragem.

7. Cuide de si, da sua alimentação e higiene de sono.
Pratique exercício físico e exercícios de relaxamento, como a respiração diafragmática e o relaxamento muscular progressivo. O benefício destas técnicas será tanto maior quanto mais regular for a sua prática. Aproveite, de igual modo, para desenvolver nos tempos livres os seus talentos.

8. Persista!
Perseverança, iniciativa, esforço e dedicação são elementos fundamentais nesta caminhada.

9. Esteja aberto para aprender com os erros e saiba receber feedback.
Erros e críticas (construtivas) são fontes ricas de aprendizagem. Permitem-nos (re)pensar e identificar novas formas de resolver situações-problema e seguir em frente.

10. Encare o estar na universidade como uma oportunidade de aprendizagens únicas!

Mensagem final: Comprometa-se com a caminhada, comemore cada descoberta feita sobre si mesmo e todos os passos dados.

Nota: Informações complementares poderão ser encontradas no diretório “kit Estudante Universitário” disponível no site do serviço scp.uma.pt.

Serviço Consulta Psicológica da UMa

DESTAQUES