Como ser bem sucedido na Universidade?

Na ausência de receitas mágicas para tornar este caminho fácil, apresentamos alguns ingredientes chave para que os objetivos definidos para a caminhada sejam alcançados.

“Conseguirei integrar-me bem?”, “Conseguirei chegar ao fim?” são algumas das dúvidas que acompanham a caminhada universitária.

Ao contrário do desejado, o caminho para alcançar os objetivos é feito de altos e baixos. De igual modo, são alguns os obstáculos que se interpõem, confrontando-nos com medos, inseguranças e frustrações. Se tivermos uma maior abertura à experiência poderemos tornar-nos, pouco a pouco, mais competentes nesta caminhada, munidos de um maior número de ferramentas.

Note-se que apenas colocando-nos em movimento, seremos capazes de manter o equilíbrio, porque o caminho faz-se caminhando!

Na ausência de receitas mágicas para tornar este caminho fácil, apresentamos alguns ingredientes chave para que os objetivos definidos para a caminhada sejam alcançados:

1. Defina e escreva os seus objetivos para o ano e, em especial, para o 1.º semestre.
Seja realista, claro e específico. Defina os mesmos em termos de ações e dos passos necessários dar. Antecipe possíveis obstáculos e elabore planos de ação alternativos. Lembre-se que sem objetivos somos um barco à deriva.

2. Estabeleça um plano de estudo, desde o início do ano e desenvolva as suas estratégias de gestão de tempo.

3. Frequente as aulas e envolva-se nas mesmas.
Faça apontamentos, coloque questões e dúvidas (…).

4. Alargue o seu leque de aprendizagens e experiências participando em projetos e atividades extracurriculares.
Seja proativo e, neste contexto, desenvolva as suas competências. Aprender permite-nos descobrir mais sobre o mundo e sobre nós mesmos.

5. Estabeleça e fortaleça a sua rede de suporte.
Estudos indicam que uma rede de suporte é facilitadora da integração e adaptação à mudança.

6. Peça ajuda sempre que necessitar.
Procure conhecer os recursos disponíveis na sua Universidade. O Serviço de Consulta Psicológica da UMa é um desses apoios. Pedir ajuda é sinal de coragem.

7. Cuide de si, da sua alimentação e higiene de sono.
Pratique exercício físico e exercícios de relaxamento, como a respiração diafragmática e o relaxamento muscular progressivo. O benefício destas técnicas será tanto maior quanto mais regular for a sua prática. Aproveite, de igual modo, para desenvolver nos tempos livres os seus talentos.

8. Persista!
Perseverança, iniciativa, esforço e dedicação são elementos fundamentais nesta caminhada.

9. Esteja aberto para aprender com os erros e saiba receber feedback.
Erros e críticas (construtivas) são fontes ricas de aprendizagem. Permitem-nos (re)pensar e identificar novas formas de resolver situações-problema e seguir em frente.

10. Encare o estar na universidade como uma oportunidade de aprendizagens únicas!

Mensagem final: Comprometa-se com a caminhada, comemore cada descoberta feita sobre si mesmo e todos os passos dados.

Nota: Informações complementares poderão ser encontradas no diretório “kit Estudante Universitário” disponível no site do serviço scp.uma.pt.

Serviço Consulta Psicológica da UMa

OS NOSSOS PARCEIROS
A NOSSA EQUIPA