Procurar
Close this search box.

Algumas curiosidades

No início do século XX existiam alguns hospitais em que os bebés eram abandonados pelos pais logo após o nascimento. Na cidade de Paris, em 1911, uma instituição médica, que acabaria transformada em orfanato, fez algo inédito: uma lotaria de bebés! Algo como um bingo em que os bebés rejeitados eram oferecidos nalgum tipo de jogo para pessoas, que desejavam ser pais de verdade.

Os mais de 1 000 euros de propina máxima cobrados no último ano lectivo pelas universidades portuguesas colocam o país entre as mais caras da Europa para se estudar no Ensino Superior. Pior está o Reino Unido onde os estudantes pagam 3375 libras anuais (cerca de 4200 euros), ou a França onde podemos estudar por 177 euros mensais. Gratuitamente na Dinamarca, na Grécia, na Áustria, entre outros países.

Em Singapura é proibido vender pastilhas elásticas em bares e supermercados. A lei é válida até mesmo para turistas que levem os doces na bagagem. Deitar uma pastilha elástica na via pública, por exemplo, resulta em multa de cerca de 2 615 euros.

No dia 2 de Fevereiro de 2015 cerca de 60 mil croatas acordaram com as suas dívidas anuladas, no valor total de cerca de 280 milhões de euros. A medida foi aprovada, no dia 29 de Janeiro de 2015, pelo Governo, que decidiu anular as dívidas de alguns cidadãos. Os perdoados foram os croatas mais pobres, ou seja, aqueles que auferem prestações sociais ou cujo rendimento mensal per capita do agregado familiar não ultrapassa os 165 euros.

Rui Martins
Aluno da UMa

DESTAQUES