Procurar
Close this search box.

Aposta em ti e nos outros!

O papel da tutoria na tua vida

Alguma vez sentiste que a tua vida, nos seus altos e baixos, é como um novelo, que dá tantas voltas e por vezes se emaranha, mas que quanto consegues desenovelá-lo, sentes-te bem e és capaz de construir algo de novo?

Pois… a vida de estudante universitário tem muito que se lhe diga! São diversos os desafios, desde a adaptação, ao lidar com conflitos nos trabalhos de grupo, comunicar com docentes, lidar com a pressão do estágio e da tese, lidar com o medo de não ser capaz e com a frustração por discordar de certas avaliações. Muito mais poderíamos acrescentar, para além da vida pessoal que acresce aos desafios vivenciados.

Por tudo isto, é tão importante nos munirmos de ferramentas que ajudem a melhor responder a estes desafios. O Serviço de Consulta Psicológica visa ajudar neste processo. Um dos projetos que temos em curso é o Programa de Tutoria “PARES”, que consiste num apoio feito de estudantes para estudantes.

Conheces o Programa de Tutoria “PARES”?
Pedimos a colaboração de Cristina Teixeira, tutora, para falar da sua experiência enquanto tal:

O Programa de Tutoria de PARES surgiu na minha vida há dois anos através de uma formação para Tutores. Quando soube desta formação quis arriscar, pois era algo novo e diferente. A formação para tutores engloba várias temáticas como inteligência emocional, integração no ensino superior, gestão de ansiedade, desenvolvimento profissional, motivação e comunicação.

O Programa de Tutoria de PARES é um programa que visa ajudar um aluno de 1.º ano ou de outro ano, a ultrapassar as barreiras que podem estar a impedi-lo de ter sucesso académico. O papel do Tutor é ouvir, perceber e ajudar o tutorando nas dificuldades que apresenta. Ser Tutor é ser responsável (…). O Programa funciona através de sessões regulares (…). Enquanto Tutora do Programa posso dizer que já adquiri experiência e técnicas de como ajudar o próximo. Tanto o tutor como o tutorando ficam com uma experiência enriquecedora, pois ambos estão sempre a aprender.

Pedimos também a um dos nossos tutorandos (ano letivo 2013-14) que reportasse o que este projeto representou para si:
O programa superou as minhas expectativas, porque eu só queria que me ajudasse a lidar com a entrada no Ensino Superior, mas acabou por me ajudar a encontrar alguns problemas que me dificultaram este primeiro ano e dificultarão os subsequentes se não continuar a trabalhar neles. (…) O balanço que faço deste projeto é que me ajudou muito, aprendi muito, melhorei um pouco, e sinto que a minha entrada no ensino superior tornou-se mais “suave”. No fim da tutoria, perdi uma tutora, ganhei uma amiga!

Estes foram alguns dos ganhos identificados por tutores e tutorandos. E tu? Que ganhos achas que podes obter com a tua participação no programa de tutoria “PARES”?

Resumidamente: INVESTES EM TI, NOS OUTROS E NO TEU PRÓPRIO CURRÍCULO. Ganhas aprendizagens únicas para a vida, valorizadas cada vez mais no contexto laboral!

Serviço Consulta Psicológica da UMa

DESTAQUES