Procurar
Close this search box.

Desportivamente

Com o arranque do novo ano lectivo, regressam as actividades físicas que a Académica madeirense oferece aos seus associados e a toda a comunidade académica. Assim, o desporto universitário volta a proporcionar actividades lúdicas, de lazer e de recreação tentando aproveitar a diversidade de recursos que a nossa ilha da Madeira nos oferece.

O estabelecimento de parcerias e protocolos passou a ser fundamental, após algumas alterações nos apoios concedidos pelas entidades públicas. O desinvestimento acentuado no Desporto está à vista e as dificuldades são cada vez maiores. Mesmo assim, a tua Académica vai tentar organizar ao longo do ano actividades tais como Canyoning, Passeios de Cayak, Levadas, Karting entre outras.

O Troféu do Reitor é indiscutivelmente a competição rainha do Departamento de Desporto. O torneio académico de Futsal já vai na 11.ª edição e procura oferecer principalmente ao pólo universitário uma actividade de lazer aliada à competição saudável com muito espírito académico. Caloiros, Professores, Funcionários, Veteranos, Doutores, Mestres… todos são esperados no campo polidesportivo descoberto da Quinta de São Roque. Este ano, 12 equipas aceitaram o desafio e irão proporcionar grandes espectáculos de Futsal no Polidesportivo da Quinta de São Roque. Quem irá suceder aos bicampeões Amigos do Juvenal que renovaram o nome para simplesmente, “Os Amigos”. AC Milho, UMarítimo e West UMa United parecem ser as equipas com argumentos para dificultar a vida aos Amigos mas FC BarcelUMa e FC Inter Marché poderão ter uma palavra a dizer. Os Pau na Sombra e os Aparthinaikos poderão criar algumas surpresas e as incógnitas Juventude, OCTACV, RC Celta de Perigo e Contrafogo também terão uma palavra a dizer.

Este ano, as competições universitárias federadas podem voltar a ser uma realidade num contexto bastante específico e a AAUMa tudo fará para proporcionar aos interessados a possibilidade de participarem numa competição que envolve milhares de estudantes de todo o país.

As actividades da AAUMa pretendem não só envolver toda a comunidade académica mas também a sociedade em geral. O desporto na academia madeirense também procura superar as expectativas de todos incutindo em cada actividade um espírito académico ímpar bem característico dos estudantes universitários.

Desejo a todos um grande ano lectivo e que a académica da UMa possa ser aquilo que procuras!

Arlindo Silva
Colaborador da Académica da Madeira

DESTAQUES