Procurar
Close this search box.

Estilos de vida saudáveis

O projeto Promoção de Estilos de Vida Saudáveis (PEV’s) nasce no seio da unidade curricular Projeto de Desenvolvimento Pessoal no curso de licenciatura em Enfermagem da Universidade da Madeira, Centro de Competência Tecnologias da Saúde. Integra a linha de investigação Saúde Comunitária e Educação para a Saúde, e engloba várias fases de metodologia de projeto de intervenção em saúde na comunidade, numa perspetiva de investigação-ação. Segundo Carvalhosa, Domingos e Sequeira (2010), a intervenção comunitária diz respeito ao trabalho em cooperação e parceria com a comunidade, de modo a abordar as suas preocupações ou esperanças de melhoria. Assim, o profissional de saúde planifica as suas intervenções tendo como objetivo primordial a estimulação de mudanças promotoras da saúde e do bem-estar.

O projeto PEV’s 2011-2015, ao incidir numa comunidade escolar, decorre em parceria com a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos. Especificamente, o projeto que prioriza a adoção de estilos de vida saudáveis, tem intervenção nos jovens adolescentes da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Santo António. Nesta etapa do ciclo vital há toda uma conquista de papéis e aquisição de sistemas éticos e de valores, constituindo assim uma janela de oportunidades para a modelação dos seus estilos de vida (Stuart, 2001). Por conseguinte, um estilo de vida saudável diz respeito à prática de atividades positivas de modo a aumentar o nível de saúde e bem-estar de quem as pratica (Phipps, Sands e Marek, 2003).

Ultrapassadas as fases de diagnóstico de saúde (2012-2013) com a priorização das áreas de intervenção – alimentação, saúde oral, atividade física e consumo de substâncias, e a fase de planeamento da intervenção (2013-2014), tem-se no presente ano letivo a implementação da mesma que decorre de 10 a 26 de novembro. Nesta incluem-se como estratégias a criação de página web, sessões de educação e uma feira da saúde com atividades lúdicas e educativas. A avaliação do impacto da intervenção realizar-se-á posteriormente.

A intervenção da equipa do projeto PEV’s vai de encontro aos objetivos do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2016, nomeadamente na promoção de contextos favoráveis à saúde ao longo da vida – promover a saúde e prevenir a morbilidade através da adoção de comportamentos e vivências saudáveis. Além disso, a comprovar a pertinência do projeto, tem-se que o Plano Regional de Saúde (PRS, 2003) enfatiza a necessidade de intervir, junto dos jovens, em aspetos que contemplam hábitos alimentares, atividade física e consumo de substâncias.

Como parte integrante desta metodologia de projeto, pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades na elaboração de projetos e trabalho em equipa, tendo por base o respeito mútuo, a integração de conhecimentos e o desenvolvimento das competências pretendidas para o enfermeiro de cuidados gerais.

A divulgação do projeto contempla duas sessões públicas, página web e ainda a apresentação dos resultados em eventos científicos.

Elsa Abreu
Equipa PEV’s

Texto escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico de 1990.

DESTAQUES