Procurar
Close this search box.

Frutos secos

Neste conjunto de alimentos denominados frutos secos podemos encontrar as sementes comestíveis também chamadas de frutos secos oleaginosos como as nozes, amêndoas, avelãs; e os frutos desidratados.

Os frutos oleaginosos caracterizam-se por serem bons fornecedores de vitaminas e de alguns minerais, mas principalmente por fornecerem quantidades apreciáveis de ácidos gordos polinsaturados.

Os frutos desidratados fornecem cerca de 60% de açúcares ao contrário da fruta fresca que pode conter entre 10 a 20%. Contudo, possuem uma quantidade acrescida em fibras e podem apresentar uma quantidade de alguns minerais até quatro vezes superior.

Assim, pela sua densidade nutricional e particular riqueza em alguns constituintes nomeadamente em gordura polinsaturada, podem constituir uma grande vantagem para a saúde, mas um alerta deve ser dado: o seu elevado valor calórico faz com que os frutos secos devam ser utilizados com muita moderação.

E para usufruirmos ao máximo das suas características nutricionais, os frutos oleaginosos devem ser armazenados em local seco e arejado, pois a sua riqueza em gordura faz com que rancem com muita facilidade.

Por tudo isto, não mais de uma “mão” de frutos secos acaba por ser uma boa solução!

Bruno Sousa
Nutricionista

DESTAQUES