EUREKA chega ao Screenings Funchal

Alaina está cansada de ser polícia na reserva de Pine Ridge e decide deixar de atender o rádio. A sua sobrinha Sadie passa uma longa noite à sua espera, sem sucesso. Magoada, decide iniciar a sua viagem com a ajuda do avô.

Eureka é um pássaro que voa pela America e viaja também através do tempo. Esta obra é uma coprodução portuguesa, pela Rosa Filmes, narra em quatro seções distintas e examina os povos indígenas das Américas e como eles habitaram seus ambientes específicos ao longo dos séculos.

A primeira parte do filme, intitulada Western, passa-se numa cidade sem lei na fronteira entre os EUA e o México, em 1870, com Viggo Mortensen interpretando o papel de um pai, Murphy, em busca de sua filha sequestrada.

Uma realidade até quando?

Mantas Kvedaravičius regressou à Ucrânia em 2022, mais precisamente a Mariupol, onde se encontra o epicentro da guerra, para estar junto das pessoas que conhecera e filmara em 2015. Kvedaravičius pretendia testemunhar, como cineasta, o que estava a acontecer em Mariupol, distante das imagens transmitidas pelos meios de comunicação social

Seleção oficial em Cannes, Eureka (2023) recebeu, no festival de Lima o prémio especial do júri e a primeira menção honrosa de melhor filme da crítica internacional, além de ter sido indicado para os festivais de cinema de Munique, Gijón e Pingyao. Reúne um elenco com caras bem conhecidas do público português, como o americano Viggo Mortensen (que interpreta um pai que procura a filha sequestrada) a francesa Chiara Mastroianni, ou a portuguesa Luísa Cruz.

A ação voará no tempo e no espaço até à América do Sul, deixará finalmente de ver velhos westerns a preto e branco que não a representam de forma alguma, e tudo parecerá diferente quando ouvir os sonhos de outras pessoas, as que vivem na floresta. Mas não haverá conclusões definitivas… Os pássaros não falam com os humanos, mas se ao menos os conseguíssemos entender, eles teriam certamente algumas verdades para nos dizer.

A Eternidade do Feminino

Em Hokkaido, no norte do Japão, Fumiko vive um casamento infeliz. Os seus únicos confortos são os seus dois filhos e um clube de poesia, que se torna sua principal forma de escape, permitindo-lhe fazer visitas à cidade. Lá, ela encontra Taku Hori, marido de sua amiga Kinuko, que também

Eureka de Lisandro Alonso é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 26 e 27 de abril.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de Lisandro Alonso.