Aproveitando a estadia, a ACADÉMICA está a reunir-se com diversas associações europeias e estudantis, com o objetivo de promover boas práticas associativas e fomentar a troca de experiências no âmbito das políticas de ensino superior e do seu plano de ação para os próximos tempos.
A primeira instituição visitada foi a European Students’ Union (ESU), entidade com conhecimento recíproco da ACADÉMICA, fruto das várias colaborações anteriores, como o Academic Freedom, o ciclo de reuniões sobre a atualização do Processo de Bolonha e da legislação da União Europeia, entre outros contactos mantidos por direções anteriores.
Durante a reunião foram abordados vários temas com impacto direto na vida dos estudantes portugueses, como a representatividade estudantil, a habitação e as perspectivas políticas no contexto das eleições legislativas nacionais de 19 de maio. Joana Azeiteiro, Project Officer da ESU, destacou que os projetos futuros da organização poderão incluir a promoção de uma maior oferta de habitação estudantil e a criação de melhores condições para a frequência do ensino superior.
A ACADÉMICA DA MADEIRA apresentou ainda os resultados do inquérito realizado presencialmente pelo seu Observatório da Vida Estudantil, dedicado às eleições legislativas que se realizaram a 19 de maio. Foi debatida a necessidade de reforçar a visibilidade das questões europeias que impactam diretamente a vida dos jovens portugueses, procurando um equilíbrio entre o debate sobre os assuntos internos e os que decorrem das decisões tomadas a nível europeu.
O ciclo de reuniões em Bruxelas prosseguirá com o intuito de promover a realidade universitária madeirense e portuguesa, bem como de recolher diferentes perspetivas que enriqueçam o conhecimento e a ação dos seus dirigentes.
Ricardo Freitas Bonifácio
ET AL.
Com fotografia de Dorian Bogdańska.