Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Inovação da UMa em destaque em congresso internacional de Engenharia Civil

Inovação da UMa em destaque em congresso internacional de Engenharia Civil

Estudantes e docente da Universidade da Madeira destacam-se em Congressos Internacionais com apresentações de estudos inovadores em reabilitação urbana e materiais de construção sustentáveis.
Golden Gate Bridge, São Francisco, Estados Unidos da América.

Deesy Gomes Pinto Correia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira, participou recentemente em dois importantes eventos internacionais no campo da Engenharia Civil: o 5º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (5CIHEL), realizado entre 2 e 4 de outubro, e o 5º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS 2024), que decorreu de 6 a 8 de novembro. Estas participações tiveram como principal objetivo apresentar trabalhos desenvolvidos por alunos da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia Civil.

No 5CIHEL, foram apresentados os resultados obtidos pelos alunos do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Civil, no âmbito da Unidade Curricular de Reabilitação Urbana. Entre os trabalhos exibidos, destacou-se o estudo sobre o “Estado da reabilitação urbana na Região Autónoma da Madeira (RAM), partes III e IV, no período compreendido entre 2019-2023.” Casos de estudo como a reabilitação do antigo Matadouro do Funchal, agora Centro Cultural e de Investigação do Funchal, evidenciam o impacto positivo dos projetos. Esta intervenção, de autoria do arquiteto Freddy Ferreira César, foi vencedora do Prémio de Arquitetura da Madeira e Porto Santo (PAMPS) em 2024.

No CLBMCS 2024, Deesy Correia apresentou os resultados do trabalho de Petra Ferreira, aluna de Mestrado em Engenharia Civil, que estudou o “Uso de Resíduos de Cortiça Aglomerada Projetada na Reabilitação de Obras de Construção Civil na RAM.” O estudo enfatizou a aplicação do produto NaciCork, desenvolvido pela empresa NacionalRev, e analisou a sua utilização em projetos como a recente intervenção na Pousada da Juventude do Porto Santo. A apresentação incluiu detalhes sobre as propriedades do material, suas vantagens e desvantagens.

Por fim, a docente apresentou ainda uma comunicação intitulada “Estado da Arte da Utilização de Compósitos Manufaturados com Matrizes Poliméricas Reforçados com Nanopartículas para Aplicações em Materiais de Construção Civil.” Este trabalho integra uma investigação em curso conduzida por uma equipa na qual Deesy Correia está inserida, destacando o potencial de inovações tecnológicas no setor. Essas contribuições refletem o empenho da Universidade da Madeira na promoção de investigação aplicada e na formação de futuros engenheiros.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Dan Calderwood.

Palavras-chave