A ACADÉMICA DA MADEIRA continua a “apostar na promoção do desporto enquanto ferramenta da apoio à saúde mental”, como refere Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção. É neste sentido que a estrutura associativa anuncia que os novos estudantes não pagarão inscrição no torneio de basquetebol, como aconteceu com a prova de futsal, promovida em setembro, eventos que, como refere o dirigente associativo, procuram fomentar a prática desportiva tanto nos estudantes do ensino superior como na comunidade em geral.
O torneio terá lugar nos Jardins da Ajuda e os atletas devem-se apresentar a usar o seu próprio equipamento desportivo que seja adequado à prática da modalidade. A organização disponibilizará aos participantes coletes identificadores das equipas, que são de uso obrigatório e ainda as bolas para jogo.
A prova, além de ser uma boa oportunidade para competir e divertir-se, pretende promover o bem-estar físico e mental. Como indicado pela Organização Mundial de Saúde, a prática regular de exercício físico tem vários benefícios, como o aumento da capacidade cardiovascular, o fortalecimento muscular e ainda a melhoria da saúde mental através da redução do stress e da ansiedade.
Acaba o ano letivo com mais uma edição do TROFÉU DO REITOR
A 1 de junho aconteceu a XXIII edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio interuniversitário organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, que pode proporcionar um dia no qual os participantes tiveram a oportunidade de praticar desporto e descontrair com amigos e colegas.
Desportivamente
Com o arranque do novo ano lectivo, regressam as actividades físicas que a Académica madeirense oferece aos seus associados e a
As inscrições no torneio estão abertas e devem ser feitas na GAUDEAMUS do Campus Universitário Penteada até ao dia 13 de novembro. A inscrição é gratuita para os novos estudantes da UMa, tendo um custo de 4 euros por cada estudante, de anos avançados, que seja portador do CARTÃO ACADÉMICO. Os estudantes da UMa, do ISAL, da ESSJC e membros externos da comunidade académica pagam 8 euros pela inscrição. Em todos os casos, a inscrição inclui ainda uma sandes, água e seguro para a atividade.
As equipas para o torneio devem ser constituídas por pelo menos três jogadores, não existindo limite de jogadores por equipa. Cada equipa tem de possuir pelo menos um estudante regularmente matriculado numa das três instituições de ensino superior da Madeira (UMa, ISAL e ESESJC).
Este torneio será uma coorganização entre a ACADÉMICA DA MADEIRA, a Câmara Municipal do Funchal e a Associação de Basquetebol da Madeira, contando ainda com o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário, da Associação da Madeira de Desporto para Todos, da Empresa de Cervejas da Madeira e da Coca-Cola Europacific Partners.
Vítor Vasconcelos
ET AL.
Com fotografia de Noah Silliman.