Nos dias 6 e 7 de março de 2023, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) promove, na Madeira, o Campeonato Nacional Universitário (CNU) na modalidade de Basquetebol 3×3, organizado pela Associação Académica da Universidade da Madeira e pela Associação de Basquetebol da Madeira (ABM). O CNU será realizado no Funchal, na Praça do Povo, envolvendo mais de uma centena de atletas de várias instituições de Ensino Superior.
A competição visa o apuramento para os Campeonatos Europeus Universitários de Basquetebol 3×3, a maior prova deste género e nesta modalidade em todo o continente, em representação dos universitários portugueses.

Três provas com três medalhas. Nuno, João e Adriana são os nossos medalhados no atletismo
A participação da ACADÉMICA DA MADEIRA no Campeonato Nacional Universitário de atletismo de pista coberta, que aconteceu neste sábado, no Expocentro, em Pombal, foi coroada com três medalhas: dois ouros e um bronze. A prova da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) reuniu dezenas de atletas de todo o país.

ACADÉMICA DA MADEIRA avança na competição universitária nacional
Terminou o primeiro dia do Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol 3×3. A Praça do Povo recebeu, em três campos da modalidade,
Serão dois dias de pura diversão, competição, experiência e possibilidade de interagir com os colegas de todo o país. A competição compreende mais de uma centena de atletas oriundos de 14 instituições de Ensino Superior portuguesas, divididos em 15 equipas femininas e 15 masculinas, com três ou quatro atletas cada uma, sem limite de inscrição de equipas por Clube participante.
Para Ricardo Nora, a FADU realiza “esta série de eventos no Funchal, cuja diversidade também nos orgulha. Falamos de uma cerimónia a celebrar os 33 anos da Federação, atividades no âmbito da nossa Academia com a vertente de formação de dirigentes, e também a realização do nosso Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol 3×3”.
As competições femininas serão disputadas por atletas da ACADÉMICA DA MADEIRA, além das congéneres de Coimbra, Aveiro, Beira Interior e Minho. Juntam-se as atletas das associações de estudantes da Superior de Enfermagem do Porto, dos institutos Universitário de Lisboa, Superior Técnico e Politécnico do Porto, além das das universidades Nova de Lisboa e do Porto.
“vontade da FADU em trazer estes eventos à Madeira foi acolhida com agrado” – Ricardo Nora
Nos masculinos, apresentam-se ao torneio as mesmas académicas que nos femininos, as associações de estudantes dos institutos Universitário de Lisboa, Superior Técnico, dos politécnicos do Porto e de Viana do Castelo e a da Universidade da Maia, além dos atletas da Universidade Nova de Lisboa.
A arbitragem e o apuramento dos resultados ficarão a cargo de árbitros oficiais da modalidade na Madeira, sorteados pela ABM.
Os torneios CNU masculino e feminino iniciam-se segunda-feira, 6 de março, pelas 10:00, com a acreditação dos atletas em competição. As provas estão previstas começarão pelas 11:00 de segunda-feira, 6 de março, com termo pelas 18:00 do dia 7, terça-feira.
O presidente da FADU, Ricardo Nora, complementa afirmando que a “vontade da FADU em trazer estes eventos à Madeira foi acolhida com agrado pelas entidades locais, o que nos deixou muito satisfeitos e convictos de que teremos aqui organizações de excelência. Estamos a ir mais além e a envolver a todos neste nosso universo do desporto universitário”.
“a associação «tem trabalhado para que a prática desportiva integre o quotidiano dos estudantes»” – Ricardo Freitas Bonifácio
Para o presidente da ACADÉMICA DA MADEIRA, Ricardo Freitas Bonifácio, a associação “tem trabalhado para que a prática desportiva integre o quotidiano dos estudantes, acreditando que é fundamental para a sua saúde física e mental.” Nesse sentido, numa vertente lúdica e mais descontraída, porque um torneio não é competição, os jogadores terão a oportunidade de mostrar as suas capacidades num concurso de «afundanços» e noutro de «triplos».
Ricardo Freitas Bonifácio deplora a raridade de eventos desportivos desta natureza e grandeza, que está diretamente relacionada com o subfinanciamento do Ensino Superior nacional. Para o dirigente associativo, sem o devido incentivo a prática desportiva não será “uma ferramenta imprescindível para o bem-estar de todo o cidadão, [e] não conseguiremos cumprir a missão para uma sociedade moderna e saudável”, lamentando mesmo que o Desporto Universitário, que é uma forma de desporto de alta competição, “não se faz sem um investimento no Ensino Superior”.

Nuno Pereira compete hoje na final dos 1500 m dos Jogos Mundiais Universitários
Entre os dias 1 e 6 de agosto decorre a competição de atletismo dos Jogos Mundiais Universitários da FISU Chengdu. A 31.ª edição conta com a participação de Nuno Pereira, estudante da Universidade da Madeira, que, na competição nacional, é atleta do Sporting CP.

Oito equipas voltam a disputar o TROFÉU DO REITOR em abril
Dia 8 de abril acontece a XVIII edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio interuniversitário organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA com
O Campeonato Nacional Universitário que decorre este mês no Funchal é da modalidade de Basquetebol 3×3 e apurará os representantes femininos e masculinos para os Campeonatos Europeus Universitários de 2023, num outro território que partilhou com a Madeira o afeto da imperatriz Sissi, a Hungria, terra do povo Magiar.
A competição decorrerá de 15 a 19 de julho de 2023, em Debrecen, a segunda maior cidade húngara, cuja universidade remonta ao século XVI e possui 80 cursos e mais de 28.000 estudantes.
Os vencedores no Funchal espera-lhes uma aventura numa das regiões mais orientais da Hungria, virada ao planalto romeno da Transilvânia.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Oficia MontyLov.