A Universidade da Madeira (UMa) disponibiliza 675 vagas distribuídas por 21 licenciaturas, na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que começa hoje. Estes números são semelhantes aos do ano anterior.
Para atender às necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho, a UMa oferece 135 vagas para quatro licenciaturas em áreas consideradas fundamentais para a Região: Engenharia Civil, Engenharia de Computadores, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (15 vagas cada) e Engenharia Informática (90 vagas). Esta última deve o elevado número de vagas à procura do mercado, especialmente em cibersegurança, ao nível das empresas na Região.
A formação de professores é outra prioridade, dada a carência significativa de docentes pelo país. Estão abertas 29 vagas em Ciências de Educação, 25 em Educação Básica, 22 em Matemática e 31 em Educação Física e Desporto. O reitor mencionou que há um projeto em curso, de colaboração com o Governo Regional, que será submetido à A3ES, para formação de professores. Ainda na áreas das ciências sociais, estão 30 vagas para a licenciatura em Psicologia.
Nas Artes, contam-se 18 vagas em Artes Visuais e 33 vagas em Design, e os estudantes interessados em Humanidades e em Ciências Sociais podem candidatar-se a Comunicação, Cultura e Organizações (37 vagas), Estudos de Cultura (34), Línguas e Relações Empresariais (43).
Certificados de matrícula e inscrição são eletrónicos
Desde agosto, os estudantes podem requerer o seu certificado de matrícula ou de inscrição através da plataforma InfoAlunos.
Depois do risco das propinas, o alojamento estudantil e os cheques-psicólogo e cheques-nutricionista
Ainda com a polémica sobre o descongelamento de propinas, o executivo promove, em Lisboa, um evento sobre medidas de apoio aos
Nas Ciências Socioeconómicas encontram três licenciaturas: Direção e Gestão Hoteleira (36 vagas), Economia (37) e Gestão (55).
Na saúde, a UMa oferente 26 vagas para Enfermagem e 38 para Medicina (o ciclo básico, que têm continuidade em Lisboa). Noutras áreas científicas, estão ainda os cursos de Biologia (com 21 vagas) e de Bioquímica (25).
No ensino profissional, a UMa tem 295 vagas, em 13 cursos técnicos superiores profissionais.
Estão abertas, desde 25 de junho as bolsas de estudo, incluindo as da Direção Geral do Ensino Superior, do Fundo de Apoio de Emergência e bolsas garantidas por empresas. Os novos estudantes têm até ao final de setembro para apresentar a sua e o processo candidatura é o mesmo entre licenciaturas e cursos profissionais. Segundo a reitoria, a UMa já recebeu 300 candidaturas para bolsas até ao momento.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.