Diogo Afonso Câmara, estudante da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa) e voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA, integra a organização local dos Campeonatos Nacionais Universitários de Natação (piscina longa), que acontecerá no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, a 9 de março.
Quando o desporto é, realmente, nacional
Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, escreve este mês sobre os problemas que os estudantes enfrentam no Ensino Superior.
Três provas com três medalhas. Nuno, João e Adriana são os nossos medalhados no atletismo
A participação da ACADÉMICA DA MADEIRA no Campeonato Nacional Universitário de atletismo de pista coberta, que aconteceu neste sábado, no Expocentro,
Em 2023, a prova aconteceu no Complexo de Piscinas de Campanhã, com a participação de cerca de 170 estudantes-atletas. A Associação Académica de Coimbra ganhou o troféu coletivo. Para conhecer um pouco dos preparativos do evento, a ET AL. conversou com o jovem estudante da UMa.
Como surge a intenção de realizar mais uma prova universitária da Madeira?
O Campeonato Nacional Universitário é um evento desportivo de alto nível que reúne atletas de diversas instituições de ensino superior do país. Visto que a Madeira reúne condições excelentes para a realização desta competição, a Federação Académica do Desporto Universitário propôs-nos esse desafio e a ACADÉMICA DA MADEIRA aceitou.
O que o público pode esperar desta prova?
Os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) geralmente apresentam atletas talentosos e muito bem treinados, que competem nas respectivas modalidades desportivas, por isso o público poderá assistir a emocionantes disputas entre os melhores jovens atletas do país. Além disso, estes eventos criam uma atmosfera de rivalidade saudável e promovem um espírito competitivo entre as instituições.
Como avalia a participação que a ACADÉMICA DA MADEIRA teve na última edição dos CNU?
No que diz respeito à organização do evento desportivo, a ACADÉMICA DA MADEIRA, sendo a comissão organizadora local, teve uma participação ativa no planeamento e coordenação de todos os aspetos do CNU, influenciando assim o seu sucesso. Já no que diz respeito à participação dos estudantes atletas que representaram a ACADÉMICA DA MADEIRA estes tiveram uma participação exemplar alcançando o 5.º lugar entre as restantes instituições de ensino superior.
Sendo o desporto universitário uma área ainda pouco valorizada, que sugestões daria para potencializar este segmento?
Apesar do desporto universitário ser uma área pouco valorizada, poderá trazer inúmeros benefícios, incluindo o desenvolvimento de talentos desportivos, promoção do bem-estar físico e psicológico, integração na comunidade académica, entre outros. Portanto, uma das sugestões seria criar programas de bolsas de estudo desportivas de forma que possa incentivar o recrutamento e retenção de atletas talentosos, além de ajudar os estudantes atletas a equilibrar as necessidades académicas e desportivas.
Entrevista conduzida por Luís Eduardo Nicolau
Com fotografia da FADU.