Os presidentes das oito associações académicas que constituem o CAPP reuniram-se na Universidade da Beira Interior, naquela que foi primeira reunião aberta deste ano. O Presidente da Associação Académica de Coimbra integrou o encontro.

Onze estruturas estudantis contestam Comissão criada pela ministra
A composição da Comissão que pretende avaliar a aplicação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior está a ser contestada por onze estruturas estudantis. O movimento ACADÉMICAS emitiu um comunicado referindo que não se revê no processo de seleção e na sua falta de transparência.

Associações Académicas Universitárias criaram o Conselho de Associações Académicas Portuguesas
As Associações Académicas das Universidades dos Açores, de Aveiro, do Algarve, da Beira Interior, de Évora, da Madeira, do Minho e
Na reunião, foram abordados tópicos relevantes para o ensino superior, como a demografia e a internacionalização e como se enquadram no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).
De acordo com nota divulgada, o Conselho defende “que o documento que regula a constituição, atribuições e organização das Instituições deve ter em conta a importância da descentralização e da criação de universidades em diferentes regiões geográficas, obedecendo ao ordenamento nacional da rede do ensino superior público e tendo em consideração a sua necessidade e sustentabilidade, contribuindo para a política demográfica do país e respetiva coesão territorial”.
O CAAP reúne as associações académicas de oito universidades públicas portuguesas
Sobre a internacionalização, o CAAP defende a “garantia de estruturas de apoio administrativo, sociais e de integração das comunidades, deve estar prevista no RJIES com a criação de um artigo próprio. A entrada de estudantes internacionais promove a diversidade cultural e a atração de talentos, contribuindo para a economia local e enriquecendo a vida universitária, ao mesmo tempo que promove intercâmbios académicos importantes, melhorando a qualidade do ensino e da investigação e formando cidadãos do mundo”.

Tomás Pontes lidera lista para as eleições dos representantes dos Estudantes no Conselho Geral
Sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, acontecem as eleições para os três lugares dos estudantes no Conselho Geral da Universidade da Madeira. Através do sistema InfoAlunos, todos os estudantes poderão participar no ato eleitoral. Como refere Tomás Pontes, “a composição do Conselho Geral tem sido contestada, desde a sua

Conselho de Associações Académicas Portuguesas representará 80 mil estudantes
Portugal reuniu nove estruturas associativas num conselho nacional que pretende assegurar a cooperação das Associações Académicas. O país não possui uma
Criado a 24 de março, durante as celebrações do DIA NACIONAL DO ESTUDANTE, o Conselho reúne as estruturas associativas das universidades da Madeira, dos Açores, do Algarve, de Aveiro, da Beira Interior, de Évora, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Paulo Santos.