Procurar
Close this search box.

O Conselho de Associações Académicas Portuguesas discutiu o RJIES e a internacionalização

O Conselho de Associações Académicas Portuguesas (CAAP) reúne as associações académicas de oito universidades públicas portuguesas, representando 80 mil estudantes. O CAAP pretende assegurar a cooperação das Associações Académicas que integram a estrutura e “dinamizar reivindicações de políticas nacionais para o Ensino Superior e propor soluções que sejam acordadas e consideradas adequadas”.

Os presidentes das oito associações académicas que constituem o CAPP reuniram-se na Universidade da Beira Interior, naquela que foi primeira reunião aberta deste ano. O Presidente da Associação Académica de Coimbra integrou o encontro.

Na reunião, foram abordados tópicos relevantes para o ensino superior, como a demografia e a internacionalização e como se enquadram no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).

De acordo com nota divulgada, o Conselho defende “que o documento que regula a constituição, atribuições e organização das Instituições deve ter em conta a importância da descentralização e da criação de universidades em diferentes regiões geográficas, obedecendo ao ordenamento nacional da rede do ensino superior público e tendo em consideração a sua necessidade e sustentabilidade, contribuindo para a política demográfica do país e respetiva coesão territorial”.

O CAAP reúne as associações académicas de oito universidades públicas portuguesas

Sobre a internacionalização, o CAAP defende a “garantia de estruturas de apoio administrativo, sociais e de integração das comunidades, deve estar prevista no RJIES com a criação de um artigo próprio. A entrada de estudantes internacionais promove a diversidade cultural e a atração de talentos, contribuindo para a economia local e enriquecendo a vida universitária, ao mesmo tempo que promove intercâmbios académicos importantes, melhorando a qualidade do ensino e da investigação e formando cidadãos do mundo”.

Criado a 24 de março, durante as celebrações do DIA NACIONAL DO ESTUDANTE, o Conselho reúne as estruturas associativas das universidades da Madeira, dos Açores, do Algarve, de Aveiro, da Beira Interior, de Évora, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Paulo Santos.

DESTAQUES