Procurar
Close this search box.

Marcelo Rebelo de Sousa destaca “a importância da voz ativa dos jovens”

Na segunda-feira, o Palácio de Belém voltou a receber os representantes das Associações e Federações Académicas. O Presidente da República recebeu 12 líderes estudantis, num encontro que contou com a Ministra Elvira Fortunato e o Secretário de Estado Pedro Nuno Teixeira.
Marcelo Rebelo de Sousa, Elvira Fortunato e os representantes das Associações e Federações Académicas, em outubro de 2022.

Nove presidentes de Associações Académicas e quatro presidentes de federações estiveram reunidos na segunda-feira, 17 de outubro, com o Presidente da República.

O encontro reuniu os Presidentes das Académicas da Madeira, da Beira Interior, de Évora, do Algarve, de Aveiro, de Coimbra, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os presidentes das Federações de Lisboa, do Porto, do Desporto Universitário e do Ensino Superior Politécnico foram outros dirigentes que marcaram presença em Belém. Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior, foram também convidados pelo Chefe do Estado português.

Considerando a discussão do Orçamento do Estado para 2023 e a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Presidente da ACADÉMICA DA MADEIRA tinha na agenda de trabalhos os problemas que os estudantes da Universidade da Madeira (UMa) enfrentam, além da discussão global sobre o ensino superior, a ciência e a tecnologia, partilhada com os demais líderes estudantis.

O Presidente da República recebeu 12 líderes estudantis no Palácio de Belém, num encontro que contou com a Ministra Elvira Fortunato e o Secretário de Estado Pedro Nuno Teixeira.

O Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior e a preocupação sobre a ausência de contrato celebrado, em setembro, para viabilizar a terceira residência estudantil da UMa, no Campus Universitário de São Roque, foram problemas apresentados por Alex Faria na reunião.

O subfinanciamento da UMa, “ignorando os sobrecustos decorrentes da situação insular e ultraperiférica”, foi mais um tema que o líder dos estudantes madeirenses levou para discussão no Encontro.

“continuamos a perder financiamento, apesar do aparente incremento da dotação global de Orçamento do Estado [2022] alocada à missão da Universidade.” — Ricardo Gonçalves, Administrador da UMa.

Segundo nota da Presidência da República, “na audiência foram abordados os principais desafios dos estudantes a nível nacional, bem como das Instituições do Ensino Superior, atendendo ao contexto atual”, tendo Marcelo Rebelo de Sousa destacado “a importância da voz ativa dos jovens”.

Na reunião, as federações presentes foram representadas por André Reis, da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU); Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da Direção da Federação Académica do Porto (FAP); João Pedro Pereira, Presidente da Direção da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP); e João Pedro Machado, Presidente da Direção da Federação Académica de Lisboa (FAL).

Do Norte, estiveram Duarte Lopes, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), e Maria Ferreira Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

Do centro do território continental, Ricardo Nora, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI); Wilson Carmo, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUA); e João Caseiro, Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Do Alentejo, Henrique Gil, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ), e do Algarve, Fábio Zacarias, Presidente da Direção-geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg). De forma remota, esteve presente o representante da Associação Académica da Universidade dos Açores.

O movimento estudantil, poucas semanas após o início da atividade letiva nas Instituições de Ensino Superior, voltou a reunir com Marcelo Rebelo de Sousa. Nos principais meios de comunicação social impressos, o encontro passou sem registo.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Rui Ochoa/Presidência da República.

Na imagem acima, da esquerda para a direita: André Reis, Presidente da Direção da FADU; Ricardo Nora, Presidente da Direção da AAUBI; Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da Direção da FAP; Alex Faria, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA; Henrique Gil, Presidente da Direção da AAUÉ; Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República; Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior; Fábio Zacarias, Presidente da Direção-geral da AAUAlg; João Pedro Pereira, Presidente da Direção da FNAEESP; Wilson Carmo, Presidente da Direção da AAUA; João Caseiro, Presidente da Direção-Geral da AAC; João Pedro Machado, Presidente da Direção da FAL; Duarte Lopes, Presidente da Direção da AAUM; Maria Ferreira Presidente da Direção da AAUTAD. Fotografia de Rui Ochoa/Presidência da República.

DESTAQUES