Procurar
Close this search box.

As torres no coração do Funchal

Uma das maravilhas da cidade do Funchal é o seu bosque de torres que se ergue sobre as águas dos telhados. Muitas ainda são usadas para habitação, trabalho ou armazenamento.

Ao subi-las, tiram-nos o fôlego não só pelo número de degraus (que nos deixam de pulmões a arder), como pelo deslumbre da vista, lá em cima, em qualquer direcção.

Para os pouco amantes do campo e para todos os curiosos em geral, um excelente sítio a visitar são as torres do centro do Funchal. Estão abertas ao público as que rodeiam a Praça do Município: uma no Colégio dos Jesuítas, outra nos Paços do Concelho e uma terceira no Museu de Arte Sacra.

A dos Jesuítas é um dos torreões da fachada da Igreja, cuja subida atravessa uma exposição de arte sacra e fotografias antigas do templo.

A da Câmara Municipal albergou a primeira central telefónica da cidade e tem uma vista de 360º sobre o anfiteatro do Funchal.

A do Museu, finda uma sucessão de espaços imponentes de altos tectos e intermináveis escadarias, abre para um mirante ao mar revestido a azulejos barrocos dedicados a São Miguel Arcanjo e às três Virtudes Teologais.

É um passeio cultural e uma caminhada dentro da cidade.

CARLOS DIOGO PEREIRA
Alumnus da UMa

DESTAQUES