Procurar
Close this search box.

Porque só temos uma pele para a vida toda!

“O número de pessoas com melanoma, tem vindo a aumentar, ano após ano, pelo que se estima que em Portugal existam cerca de 1000 novos casos, por ano…”

A pele é o maior órgão do corpo humano e um dos únicos que possui memória, sendo capaz de registar todas as agressões a que é sujeito.

O cancro da pele é uma das formas de cancro mais tratáveis, no entanto, o conhecimento do público sobre os sinais e sintomas deste contribui para uma detecção precoce, que é vital.

O número de pessoas com melanoma (cancro da pele mais perigoso) tem vindo a aumentar, ano após ano, pelo que se estima que em Portugal existam cerca de 1000 novos casos, por ano.

O cancro da pele pode afectar qualquer pessoa, independentemente da sua idade, no entanto, pessoas com pele clara, com exposições solares elevadas, com idades superiores a 50 anos e que tenham uma história familiar de cancro da pele, representam alguns dos grupos de risco.

Todos nós estamos sujeitos a este problema, no entanto, existem gestos simples para se proteger do cancro da pele. Ao conhecer os sinais de alerta pode impedir que uma lesão suspeita evolua para algo mais grave ou invasivo.

Um dos factores mais importantes para prevenir o cancro da pele é limitar a exposição solar, não esquecendo que esta, ocorre em vários lugares e não apenas na praia. De modo a fazer uma exposição solar segura deve:

Evitar a exposição solar desnecessária: procurar a sombra e evitar a exposição a lâmpadas UV (solários);

Utilizar vestuário de proteção: óculos de sol com proteção UV, chapéus com abas e roupa de manga comprida;

Aplicar protetor solar: com SPF de 30 ou mais, relembrando que a maioria dos protetores solares só começam a atuar cerca de 30 min. após a aplicação e que têm uma eficácia de duas horas.

Além da prevenção, o autoexame é também essencial no controlo deste problema, a regra ABCDE é uma forma fácil de distinguir um cancro da pele de um sinal saudável. Se apresentar algum sinal que pareça suspeito deve consultar imediatamente o seu médico.

Porque só temos uma pele para a vida toda, a luta contra o cancro da pele está nas suas mãos. Para uma prevenção adequada seja uma pessoa informada!

Ester Caldeira
Alumnus

DESTAQUES