Procurar
Close this search box.

Pastoral do Ensino Superior

O Departamento da Pastoral do Ensino Superior (DPES) está presente na Universidade da Madeira e tem por missão oferecer a toda a comunidade académica um espaço de acolhimento, formação, partilha e celebração comunitária da fé cristã. Disponibiliza um serviço de acompanhamento pessoal e espiritual nas diversas situações e momentos da vida, desde a vivência dos diversos sacramentos, passando pelas experiências de luto e frustrações, e promovendo o compromisso pessoal cristão através de um espaço de missão ou voluntariado.

O DPES dispõe de um espaço no piso -1, junto à Associação Académica, onde o Pe. Carlos Almada, o novo padre assistente, celebra missa todas as quartas-feiras, às 13h. É também aqui que se reúne semanalmente um grupo de estudantes católicos para aprofundar a sua fé, fortalecer laços de amizade, esclarecer dúvidas, ou debater sobre temas do seu interesse.

Sabemos que a Universidade é por excelência o lugar da procura da verdade e do saber, mas esta procura não se esgota num plano meramente académico ou científico. O ser humano é também um ser espiritual, dotado de um desejo mais ou menos consciente de transcendência e de relação com o Transcendente. Neste sentido, o DPES procura ser na Universidade lugar de vivência e de procura conjunta das razões mais fundas da nossa fé. Grande parte da missão que a irmã Teresa Pinho (diretora do DPES) e o padre assistente desempenham na Universidade é essencialmente a escuta, a disponibilidade para ouvir e acompanhar, a ajuda e aconselhamento, além de programarem e coordenarem, em conjunto com o Conselho Permanente, todas as atividades ligadas ao Departamento.

Entre elas, podes encontrar:

VOLUNTARIADO TRANSFORMA-TE
Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h15 às 20h30, no Hospital Dr. João de Almada. O projeto consiste em visitar e dar o jantar a alguns utentes desta instituição, oferecendo-se para isso a formação adequada e a supervisão de um enfermeiro que acompanha o grupo.

CUM
Coro Universitário da Madeira! Se gostas de cantar, ou tocas algum instrumento, podes juntar-te ao CUM e deste modo dar o teu contributo na Animação de diversas Eucaristias, na Celebração das Capas, no Corte das Fitas, e na Missa do Parto dos Universitários. Os donativos que o coro recebe revertem para o Fundo Solidário do DPES, o qual se destina a apoiar os estudantes mais carenciados do Ensino Superior, promovendo-se assim uma cultura solidária.

DePés NO CHÃO
Grupo de estudantes católicos que se reúne às quartas à tarde para debater e aprofundar a fé.

E ainda…. Encontros, Retiros, Missões, Caminhadas, Formações, Jornadas Mundiais da Juventude, Tertúlias e Conversas, Macarronadas, preparação para o crisma de adultos, conversas individuais e acompanhamento espiritual.

QUERES FAZER PARTE DO DPES MADEIRA?

Segue-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/DPES-Madeira

Inscreve-te em:
pastoraluniversitariamadeira@gmail.com

Vem ter connosco no Piso -1 na UMa

“Para mim, fazer parte deste grupo de voluntariado faz-me ser melhor a cada dia. Sinto que evoluo imenso, não só a nível pessoal como emocional e espiritual. Sem dúvida que recebo mais do que dou, sentindo-me altamente realizada e grata por ter esta fantástica oportunidade de crescer e ser cada dia uma melhor versão de mim mesma!” (Joana Martins)

“Ser voluntária é uma experiência enriquecedora e muito gratificante. Permitiu-me ter outra perspetiva sobre o que significa ajudar o próximo. Através das visitas aos idosos no lar, consigo crescer não só a nível de experiências bem como a nível pessoal. Os idosos são capazes de nos acolher e ensinar tantas coisas, basta ter disposição para fazer parte das suas vidas. No caso das atividades desenvolvidas com crianças, fico contagiada com a sua inocência e alegria. Sinto-me muito grata por fazer parte deste grupo de pessoas fantásticas que me ajudam a ser cada vez melhor ser humano.” (Paula Gonçalves)

“Fazer parte deste grupo proporcionou me uma enorme variedade de experiências, que me ajudaram a crescer, através de várias atividades solidárias para com os outros, sejam estes idosos, crianças ou adultos. Ao longo do percurso conheci pessoas com quem pude partilhar refeições, histórias e experiências. Desde que me juntei fui sempre muito bem acolhido e sinto que tenho aproveitado cada vez mais a minha vida.” (Paulo Brito)

DESTAQUES