Procurar
Close this search box.

Para além do diploma, o que levas da universidade?

Hoje em dia, entrar na Universidade é praticamente comum nos países industrializados. A universidade passou a ser o prolongamento do ensino secundário, havendo cada vez mais jovens a ingressar no ensino superior.

A entrada na universidade implica várias roturas, descontinuidades e recomeços. No entanto, significa também a definição de outros objetivos e a construção de novas experiências. Estar numa universidade implica reconhecer e adaptar-se a novos métodos, aprender a trabalhar em equipa, com pessoas diferentes, de diferentes idades e vivências, implica ainda saber comunicar com docentes, colegas, funcionários, aumentar a autonomia no estudo e pesquisa de informação, desenvolver novas estratégias de gestão de tempo e da ansiedade face a apresentações orais e exames de maior complexidade.

No entanto, o percurso universitário não acarreta apenas mudanças e ganhos a nível intelectual. A experiência universitária também oferece ao estudante uma realidade rica e diversificada com ganhos incontáveis para o seu desenvolvimento pessoal, emocional e relacional. Ser estudante universitário significa experienciar e reconhecer emoções em si e nos outros, saber lidar com a pressão, a frustração, a desmotivação, a tristeza e a euforia; significa ainda ser tolerante à diferença, ser solidário, humilde, conhecer e aceitar pontos de vista diferentes e mostrar-se disponível para aprender com os outros; significa encontrar pontos de ligação, construir pontes, estreitar laços e identificar interesses idênticos que enriquecem as relações e perpetuam memórias.

Mais do que um diploma, um estudante universitário leva consigo uma bagagem cheia de experiências e aprendizagens que não vêm no currículo nem são passíveis de “equivalências”. Por isso, se és finalista, estás de parabéns! Sugerimos que uses algum do teu tempo para abrir a tua bagagem e refletir no que foste capaz de guardar ao longo do teu percurso. Se ainda estás a percorrer o caminho da vida universitária, convidamos-te a fazer parte do Programa de Tutoria PARES, onde terás um tutor que te pode ajudar nesta viagem e a preencher a tua ‘bagagem’.

Serviço de Consulta Psicológica da UMa

DESTAQUES