Procurar
Close this search box.

500 Anos da diocese do Funchal

A Diocese do Funchal foi criada em 12 de Junho de 1514, através da bula Pro excellenti præeminentia do papa Leão X, sendo a primeira diocese portuguesa da Igreja Católica instituída fora da Europa.

A história desta Diocese, enquanto instituição religiosa, social e cultural, é de uma riqueza inegável, razão pela qual comemorar-se-á os 500 anos da primeira diocese global com a reunião de especialistas diversos e seus contributos para o conhecimento da história da instituição. Assim, entre 17 e 20 de Setembro decorrerá, no Funchal, o “Congresso Internacional 500 anos – Diocese do Funchal. A primeira Diocese Global”.

A Universidade da Madeira, o Casino Park Hotel e o Centro de Estudos de História do Atlântico receberão os vários painéis temáticos, numa organização conjunta da Diocese do Funchal, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da FLUL, do Centro de História de Além-Mar da UNL e da UAç, da UMa, do CEHA e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Para comemorar o quinto centenário da Diocese do Funchal apresentar-se-ão comunicações subordinadas aos temas da Religiosidade e Espiritualidade nos Espaços Insulares Atlânticos, o Bispado do Funchal, a Globalização do Cristianismo, a Criação Artística e Arquitectura, a Criação literária, Cultura e Sociabilidade, os Tempos da Igreja e Tempos da Sociedade, a Missionação e expansão Portuguesa, a Igreja, Cultura e Comunicação, Ortodoxias, Heterodoxias e Sociedade Madeirense, a Educação e Instituições, as Figuras da Igreja Madeirense, a Arte e Património, a Assistência e Solidariedades e a Igreja e História Contemporânea.

Edgar Morin, Pierre-Antoine Fabre, Marcelo Rebelo de Sousa, José Pedro Paiva, Daniel Sampaio Barbosa, Paulo Esteireiro, Marta Oliveira, Cristiana Lucas Silva, João Paulo Oliveira e Costa, Manuel Clemente e inúmeros docentes da Universidade da Madeira, Lisboa, Porto e Coimbra serão os prelectores das diversas comunicações.

Dada a importância deste evento para o conhecimento de temas relevantes da história e da cultura da Madeira, os associados do AAUMa usufruirão de um desconto de 50%, pagando pela sua inscrição 25 euros se garantirem a sua inscrição até o dia 31 de Maio de 2014. Os restantes interessados poderão ter acesso a todas as comunicações, documentação e actividades sociais por 50 euros. A partir de então o valor das inscrições sobe para 100 euros e 150 euros, se efectuada até 31 de Agosto ou até à véspera do início do congresso, respectivamente.

O momento será enriquecido com um concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias, com momentos de música madeirense e com uma missa de Acção de Graças cantada em Latim por João Gil e por Luís Represas.

Esta iniciativa cultural de extrema relevância poderá ser actualizada a qualquer momento pelo que os interessados devem consultar, com frequência, o site oficial do Congresso Internacional em http://www.congressodiocesefunchal500anos.org.

Andreia Micaela Nascimento
Alumnus da UMa

DESTAQUES