Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Palavra-chave: SPEA

Guardiões da noite: Conservação de insetos noturnos na Macaronésia

Os insetos fazem parte de um vasto grupo de invertebrados que garantem o normal funcionamento dos ecossistemas. Além disso, os seus serviços são indispensáveis à sobrevivência humana. No entanto, o declínio da biomassa e diversidade de insetos permanece alarmante desde as últimas décadas.

Desafios e esperanças na conservação dos morcegos da Macaronésia

Num mundo onde a biodiversidade noturna enfrenta uma grande ameaça, a poluição luminosa, os morcegos são um dos principais grupos afetados. Dotados de uma diversidade surpreendente, estes mamíferos alados desempenham papéis vitais no controlo de pragas e na polinização.

BioBlitz na Ponta de São Lourenço

A delegação da Madeira na Sociedade Portuguesa para o Estudo da Aves (SPEA Madeira) apresenta o segundo BioBlitz do nosso arquipélago na Ponta de São Lourenço. A atividade será no dia 20 de abril, a partir das 17.30 e é gratuita.

Biodiversidade noturna ameaçada pela Poluição Luminosa

“A poluição luminosa é um problema global e que afeta não só a biodiversidade com hábitos noturnos, incluindo o ser humano, como também a atividade astronómica. As zonas urbanas sofrem mais com este problema, de tal modo que do centro das nossas cidades é quase impossível observar estrelas”, afirma Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira e do projeto LIFE Natura@night.

Poluição luminosa: um inimigo silencioso

Recorda-se da última vez que se sentou num banco da cidade, durante a noite, e conseguiu observar as estrelas sem dificuldade? A pergunta é feita pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que escreve sobre a poluição luminosa.

Poluição luminosa na Madeira

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves está a desenvolver um inquérito sobre a poluição luminosa em alguns dos municípios da Madeira, para saber como esta afeta animais e seres humanos durante a noite.