Poluição luminosa é um conceito que define os problemas causados por luz artifical numa área exterior, que é excessiva, mal direcionada ou até intrusiva. Este mau uso da iluminação pode causar distúrbios de ordem variada a animais e a seres humanos. Por isso, a SPEA e os seus parceiros estão a conduzir um estudo, no âmbito do projeto LIFE Natura@night, na Madeira, nos Açores e nas ilhas Canárias.
Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Santa Cruz e Santana associaram-se ao inquérito.
Na ilha da Madeira, a SPEA recolherá informações nos municípios parceiros do projeto, pretendendo alçancar pelo menos 8979 inquiridos, correspondentes a 5% da população desses concelhos.

Câmara do Funchal entregou o galardão Bandeira Eco-Escolas
O Município do Funchal entregou galardão Bandeira Eco-Escolas aos estabelecimentos de ensino, incluindo a Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira.

Da observação de cetáceos aos passeios com milionários e estrelas internacionais
O turismo ligado ao ambiente é um dos motores de promoção do destino Madeira. Pedro Mendes Gomes, proprietário da Rota dos
O objetivo é “a implementação de mudanças na iluminação pública que sejam mais benéficas para os vários grupos de fauna afetados e para os humanos”, diz Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira.
10 minutos é o tempo máximo que se pode investir na resposta ao inquérito. Para participar, aceda a esta hiperligação.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Patrick Federi.