Procurar
Close this search box.

Poluição luminosa na Madeira

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves está a desenvolver um inquérito sobre a poluição luminosa em alguns dos municípios da Madeira, para saber como esta afeta animais e seres humanos durante a noite.

Poluição luminosa é um conceito que define os problemas causados por luz artifical numa área exterior, que é excessiva, mal direcionada ou até intrusiva. Este mau uso da iluminação pode causar distúrbios de ordem variada a animais e a seres humanos. Por isso, a SPEA e os seus parceiros estão a conduzir um estudo, no âmbito do projeto LIFE Natura@night, na Madeira, nos Açores e nas ilhas Canárias.

Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Santa Cruz e Santana associaram-se ao inquérito.

Na ilha da Madeira, a SPEA recolherá informações nos municípios parceiros do projeto, pretendendo alçancar pelo menos 8979 inquiridos, correspondentes a 5% da população desses concelhos.

Universidade de Coimbra pretende abandonar os exames em papel

Trata-se de um projeto inovador, que começa na próxima época de exames e que pretende aplicar os exames digitais, sem recurso a papel. Segundo o reitor, na época de exames do 1.º semestre letivo, Coimbra terá uma fase piloto de “exames com recurso a um sistema informático”.

Um pequeno tesouro

Com o desenvolvimento do Programa Eco-Escolas no Politécnico da Universidade da Madeira, iniciado no ano letivo 2018-2019, têm surgindo algumas atividades

LER MAIS...

O objetivo é “a implementação de mudanças na iluminação pública que sejam mais benéficas para os vários grupos de fauna afetados e para os humanos”, diz Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira.

10 minutos é o tempo máximo que se pode investir na resposta ao inquérito. Para participar, aceda a esta hiperligação.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Patrick Federi.

DESTAQUES