Poluição luminosa na Madeira

Poluição luminosa na Madeira

Este artigo tem mais de 1 ano

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves está a desenvolver um inquérito sobre a poluição luminosa em alguns dos municípios da Madeira, para saber como esta afeta animais e seres humanos durante a noite.

Poluição luminosa é um conceito que define os problemas causados por luz artifical numa área exterior, que é excessiva, mal direcionada ou até intrusiva. Este mau uso da iluminação pode causar distúrbios de ordem variada a animais e a seres humanos. Por isso, a SPEA e os seus parceiros estão a conduzir um estudo, no âmbito do projeto LIFE Natura@night, na Madeira, nos Açores e nas ilhas Canárias.

Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Santa Cruz e Santana associaram-se ao inquérito.

Na ilha da Madeira, a SPEA recolherá informações nos municípios parceiros do projeto, pretendendo alçancar pelo menos 8979 inquiridos, correspondentes a 5% da população desses concelhos.

Prémio Inovação Expo Fish Portugal 2022

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Inovação Expo Fish Portugal 2022. Estão abertas, até ao dia 28 de outubro de 2022, as candidaturas ao Prémio Inovação Expo Fish Portugal com

O objetivo é “a implementação de mudanças na iluminação pública que sejam mais benéficas para os vários grupos de fauna afetados e para os humanos”, diz Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira.

10 minutos é o tempo máximo que se pode investir na resposta ao inquérito. Para participar, aceda a esta hiperligação.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Patrick Federi.

Palavras-chave