Procurar
Close this search box.

A ciclicidade dos tempos

“Assim, é possível relacionar as tendências e a ciclicidade histórica, com o erro humano, que faz com que os tempos sejam sempre os mesmos, acompanhados de crises e de prosperidades”

A vida além de efémera é também cíclica, o que faz com que tudo o que se inclui nela também o seja, como tal temos o exemplo das tendências, da moda, da música e outras artes, dos hábitos e das tradições.

É através do antigo e do que já foi feito, que os artistas e modistas acabam por encontrar inspiração para se reinventarem, de modo a criarem algo diferente e que desperte interesse aos olhos do público. Este género de acontecimentos é muito comum na indústria da moda, o que faz com que um artigo de roupa que esteja “in” numa determinada estação, volte sempre a estar na moda novamente, após um determinado período de tempo.

A música é capaz de influenciar e mover multidões, assim ao observar-se a evolução da mesma, a verdade é que caminhamos cada vez mais para um género musical mais moderno e tecnológico, no entanto e devido à quantidade afluente destes géneros musicais, acabam por aparecer grupos musicais com sucesso, devido ao facto de apresentarem géneros musicais diferentes, novos, que no entanto não são novos mas sim repetidos de outras décadas, como é o caso do rock, da mistura entre música clássica e pop, entre o jazz e o rock, entre outros géneros.

Desta forma as tendências são influenciadas pela política, pela economia e pelas exigências do público, um dos exemplos desta influência, é o de que antigamente o pão e o leite eram vendidos de porta a porta, no entanto e com o aparecimento de superfícies comerciais e com atendimento ao público, acabou por haver uma supressão da necessidade de entregas. Actualmente, a realidade é que existem cada vez mais empresas que estão a reinventar esta técnica de entregas de modo a recolherem mais clientes e obterem um aumento da rentabilidade económica.

Assim, é possível relacionar as tendências e a ciclicidade histórica, com o erro humano, que faz com que os tempos sejam sempre os mesmos, acompanhados de crises e de prosperidades. Individualmente a realidade é que o esperado, é a aprendizagem através dos nossos erros, contudo caímos novamente no erro e repetimos a mesma atitude vezes e vezes sem conta, criando um ciclo que se reflecte na história da humanidade, influenciando desta forma, os hábitos, as tradições e a moda de um povo.

A ciclicidade dos tempos age de forma a manter a história e a cultura viva de um povo, no entanto devido à modernização dos tempos, existem diversos tipos de heranças culturais que estão progressivamente a desaparecer, o que faz com que o trabalho dos historiadores e estudiosos que abordam estas temáticas seja fundamental na preservação do património cultural, que é realizada através da escrita de textos, livros e elaboração de estudos e recolhas.

Assim os ciclos históricos, fazem com que diariamente façamos uma viagem temporal, entre o passado e o presente, numa junção entre o feito, o refeito e o reinventado, numa mutação do antigo com o moderno, fazendo com que no fundo a base da tendência ou da moda seja, o passado com características do presente, que procura o futuro.

Ester Caldeira
Estudante da UMa

DESTAQUES