UMa acolhe a 28.ª edição d’A Química é Divertida

Entre 23 e 24 de novembro, o Centro de Química da Madeira organiza a 28.ª edição do "A Química é Divertida”, uma iniciativa de educação para a ciência desenvolvida nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade da Madeira e que envolve crianças e jovens dos vários ciclo de ensino.

Com 28 anos, esta inciativa é organizada anualmente, através da realização de várias atividades de natureza científica, com o propósito de educar para a Ciência e que envolve demonstrações laboratoriais, colóquios e “portas abertas” nas áreas da Química e da Bioquímica.

A divulgação da Ciência: um projeto multifacetado

O Centro de Química da Madeira (CQM) está, desde a sua fundação, empenhado em estimular junto da população escolar o interesse pela área da Química e pelas suas aplicações no nosso dia a dia. Tendo em conta este fator e o decréscimo da adesão, sobretudo nas camadas mais jovens pelas

A QUÍMICA É DIVERTIDA integra a Semana da Ciência e da Tecnologia, coordenada pela Agência Ciência Viva, que é “celebrada em todo o território nacional, tendo em vista proporcionar ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento”.

Todo o estudante de qualquer ano de escolaridade, entre o pré-escolar e o ensino universitário, pode integrar esta iniciativa na UMa. Basta fazer a inscrição para a participação nas experiências laboratoriais, até ao dia 17 de novembro.

Na edição deste ano haverá uma nova atividade – a Oficina de Projetos de Doutoramento – direcionada aos estudantes de ensino secundário, de cursos técnico-profissionais e de ensino universitário.

Esta iniciativa pretende “cultivar o gosto pela descoberta e motivar os jovens para as áreas das ciências e tecnologias, aproximando-os dos investigadores e do seu trabalho, transmitindo-lhes, ainda, os benefícios e impactos da ciência na sociedade e na vida quotidiana”, como é citado pelos próprios criadores do projeto.

Investigação na Argentina

A Argentina é pouco conhecida em Portugal. Fruto do mediatismo do futebol, Diego Armando Maradona poderá ser a personalidade mais conhecida no nosso país, da mesma forma que Cristiano Ronaldo será o detentor do troféu análogo em terras dos Pampas, dos Andes e da Patagónia. Poucos saberão que o general

A participação no projeto é gratuita, mas requer pré-inscrição numa das três sessões à escolha: 23 de novembro (14:00-17:00), 24 de novembro (10:00-13:00) e 24 de novembro (14:00-17:00).

Poderá consultar mais informações na página oficial ou através do número 291 705 150 ou do endereço eletrónico qdiv@uma.pt.

Márcia Ramos
ET AL.
Com fotografia de Alex Kondratiev.