Candidaturas às Bolsas Gulbenkian Mérito abertas até ao final de outubro

Durante o mês de outubro, "jovens de elevado potencial que se candidatam ao primeiro ano do ensino superior e que apresentam escassos recursos económicos" podem candidatar-se a uma das 500 Bolsas Gulbenkian Mérito.

Até ao final de outubro, jovens de qualquer nacionalidade a frequentar o 1.º ano no Ensino Superior português,  podem submeter a sua candidatura no portal da Fundação Calouste Gulbenkian.

As candidaturas encerram no dia 31 de outubro, às 15:00 na Madeira e no Continente, ou 14:00 nos Açores.

Os candidatos podem ser de qualquer nacionalidade, mas têm que ter entrado este ano através do Concurso Geral de Acesso ao Ensino Superior, com um nota mínima de 175 pontos.

A bolsa é de 2 mil euros por ano letivo e inclui um apoio adicional único para realização de ERASMUS+, ou outro programa de mobilidade, oferecido por cada instituição de ensino, também no valor de 2 mil euros.

A duração da bolsa é igual à duração estabelecida para o plano de estudos do curso que o estudante frequenta, “quando a tempo inteiro e em regime presencial, mediante cumprimento das condições de renovação anual”, podendo ser renovada “até à conclusão do mestrado”.

É obrigatória a criação de uma conta no portal da Fundação, através  deste formulário. A Gulbenkian disponibiliza ainda um guião de candidatura e o regulamento para consulta.

As bolsas são atribuídas aos 500 melhores classificados na seriação.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Brett Jordan.