A Universidade da Madeira já divulgou os prazos para as inscrições nos exames de época especial, relativos ao ano letivo 2024-2025. Os estudantes interessados devem submeter a sua inscrição entre os dias 3 e 25 de junho, sendo o processo feito remotamente, através do portal InfoAlunos, ou por requerimento, conforme a situação de cada estudante.
A possibilidade de realizar exames nesta fase aplica-se, por exemplo, a quem tenha até três unidades curriculares em atraso, cuja aprovação seja essencial para a conclusão do curso. Estão também abrangidos os estudantes com estatuto especial, como trabalhadores-estudantes, atletas, militares, mães e pais estudantes, estudantes com necessidades educativas especiais e representantes da UMa em associações reconhecidas pela Reitoria.

Tribunais não devem avaliar instituições de ensino superior
No seu artigo de opinião no Público, José Manuel Silva alerta que os tribunais não são a instância adequada para avaliar instituições de ensino superior, defendendo uma solução política para evitar encerramentos abruptos de escolas privadas.

Os inquéritos sobre as disciplinas é dos poucos instrumentos que os estudantes têm para avaliação da qualidade
A reitoria da Universidade da Madeira tem conhecimento sobre intervenções dos Conselhos Pedagógicos em problemas identificados nas disciplinas, através dos inquéritos
Para os casos mais comuns, como os previstos nas alíneas de a) a f) do regulamento, a inscrição é automática e direta no sistema. Já os restantes estudantes – como membros de conselhos pedagógicos, conselhos de curso ou da Associação Académica – devem submeter um requerimento devidamente fundamentado até 25 de junho, indicando as cadeiras a que se pretendem apresentar.
A inscrição em cada exame tem um custo de 10 euros, com desconto de 50% para os estudantes bolseiros. A Universidade recomenda a todos os alunos que confirmem os valores antes de procederem ao pagamento, para garantir que o processo decorre sem problemas.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Christin Hume.