No início de janeiro, foi publicado o Projeto de Regulamento do Emprego Científico em Contexto Não Académico, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Segundo a fundação, o regulamento pretende definir as condições e as regras para apoiar a contratação de investigadores doutorados por entidades não académicas, reforçando o papel da investigação científica no setor empresarial e social.
Com este projeto, a FCT pretende potenciar a empregabilidade dos doutorados, proporcionando financiamento para a realização de atividades de investigação e desenvolvimento em empresas e outras organizações não académicas. O regulamento abrange áreas como a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e a gestão e comunicação em ciência e tecnologia, fomentando a competitividade do tecido produtivo e social em Portugal.

Ministério quer reduzir o abandono escolar no ensino superior
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação sublinhou a necessidade de “reduzir” as taxas de abandono escolar após o primeiro ano de licenciatura e de adotar mecanismos para que os alunos com “desempenho menos bom possam recuperar”.

Governo mantém mandatos renováveis dos reitores e reforça papel da comunidade académica na eleição
O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior mantém os mandatos dos reitores renováveis por quatro anos e prevê que
A iniciativa sublinha a aposta da FCT na promoção da mobilidade intersectorial, incentivando a diversidade de percursos e perfis profissionais e contribuindo para uma investigação mais inclusiva e conectada às necessidades da sociedade. Este esforço reforça a articulação entre os contextos académico e não académico, promovendo um ecossistema de inovação mais robusto e abrangente.
O documento estará em consulta pública até ao dia 18 de fevereiro de 2025. Todos os interessados poderão enviar as suas sugestões por via digital para o endereço eletrónico emprego.cientifico@fct.pt, contribuindo assim para o aperfeiçoamento deste importante instrumento de apoio à ciência e tecnologia em Portugal.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Startaê Team.