Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Emprego Científico em discussão até 18 de fevereiro

Emprego Científico em discussão até 18 de fevereiro

Projeto de "Regulamento do Emprego Científico em Contexto Não Académico" da FCT promove a contratação de doutorados por entidades não académicas, reforçando a ligação entre ciência, tecnologia e o setor produtivo.

No início de janeiro, foi publicado o Projeto de Regulamento do Emprego Científico em Contexto Não Académico, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Segundo a fundação, o regulamento pretende definir as condições e as regras para apoiar a contratação de investigadores doutorados por entidades não académicas, reforçando o papel da investigação científica no setor empresarial e social.

Com este projeto, a FCT pretende potenciar a empregabilidade dos doutorados, proporcionando financiamento para a realização de atividades de investigação e desenvolvimento em empresas e outras organizações não académicas. O regulamento abrange áreas como a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e a gestão e comunicação em ciência e tecnologia, fomentando a competitividade do tecido produtivo e social em Portugal.

A iniciativa sublinha a aposta da FCT na promoção da mobilidade intersectorial, incentivando a diversidade de percursos e perfis profissionais e contribuindo para uma investigação mais inclusiva e conectada às necessidades da sociedade. Este esforço reforça a articulação entre os contextos académico e não académico, promovendo um ecossistema de inovação mais robusto e abrangente.

O documento estará em consulta pública até ao dia 18 de fevereiro de 2025. Todos os interessados poderão enviar as suas sugestões por via digital para o endereço eletrónico emprego.cientifico@fct.pt, contribuindo assim para o aperfeiçoamento deste importante instrumento de apoio à ciência e tecnologia em Portugal.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Startaê Team.

Palavras-chave