O Banco de Portugal anunciou o lançamento do concurso “Vamos dar uma segunda vida às notas”. Este concurso pretende incentivar a sociedade a desenvolver protótipos que permitam reutilizar resíduos de notas de euro que já não cumprem os requisitos de qualidade para circulação. O objetivo é encontrar soluções alternativas à incineração, promovendo práticas ambientalmente sustentáveis e que gerem valor.
Podem participar no concurso grupos compostos por três ou mais pessoas, incluindo estudantes e investigadores de instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, como politécnicos, universidades e centros tecnológicos. O Banco de Portugal compromete-se a apoiar até três projetos, com um financiamento máximo de 10.000 euros por projeto. Adicionalmente, será atribuído um prémio de 5.000 euros à candidatura vencedora.
ACADÉMICA DA MADEIRA com projeto inovador de monitorização de sustentabilidade
A ACADÉMICA DA MADEIRA lançou um projeto inovador de monitorização de sustentabilidade na UMa, no âmbito do PEGADA VERDE, com o apoio do Erasmus+ Juventude em Ação.
PEGADA VERDE: estudantes mobilizam-se para recolha de lixo
O projeto PEGADA VERDE, liderado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, organizou a 13 de junho uma campanha de recolha de lixo nos
Esta iniciativa surge no contexto de uma crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e a gestão eficiente de recursos. Ao promover a reutilização de notas fora de circulação, o Banco de Portugal pretende reduzir o impacto ambiental associado à destruição de numerário e fomentar a inovação na economia circular.
Os interessados em participar devem consultar o regulamento, o calendário e as FAQs disponíveis no portal do Banco de Portugal para obter informações detalhadas sobre o processo de candidatura e os critérios de avaliação. Esta é uma oportunidade para contribuir ativamente para soluções sustentáveis na gestão de resíduos monetários.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Imelda.