Procurar
Close this search box.

Reciclar mais na UMa

As alunas do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Ambiental, da Unidade Curricular Projeto de Gestão Ambiental, estão a desenvolver um projecto para a promoção da reciclagem na Universidade da Madeira.

As alunas do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Ambiental, da Unidade Curricular Projeto de Gestão Ambiental, estão a desenvolver um projecto para a promoção da reciclagem na Universidade da Madeira.

O projeto “RECICLAR MAIS na UMa” visa incentivar a mudança de hábitos no que à separação de resíduos diz respeito, divulgando e implementando boas práticas ambientais. Este projeto é de grande importância e interesse pedagógico pois a sua implementação pretende consciencializar a comunidade académica para os problemas que envolvem a má gestão dos resíduos. Várias organizações nacionais e internacionais têm vindo a alertar para a necessidade da produção e do consumo de bens se adaptarem aos ciclos da natureza, tentando que as populações abandonem gradativamente o modelo linear vigente, no qual a capacidade de exploração das fontes de materiais e energia e a capacidade de saturação do ambiente de receber excessivas cargas de resíduos são ignoradas.

O facto de consumirmos mais recursos do que aqueles que o planeta consegue repor tem-nos levado à insustentabilidade. Desta forma, estamos já a consumir os recursos do futuro, sendo por isso de vital importância a implementação da política do 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Da nossa parte, através deste projecto, tentaremos dar um contributo ao nível da reciclagem de resíduos, um processo através do qual podemos reduzir a exploração de recursos naturais, reduzir o consumo de energia no processo produtivo e diminuir a deposição de resíduos nos incomodativos e prejudiciais aterros sanitários.
Para tal é necessária a colaboração de todos na separação dos resíduos de acordo com a natureza dos materiais que os constituem. Os resíduos, ao serem colocados nos contentores certos, são encaminhados para a estação de triagem e depois para as indústrias de reciclagem, onde são aproveitados como matéria-prima.

Para o indiferenciado só deve ir o que não pode ser reutilizado e reciclado. A título de curiosidade, se reciclarmos uma tonelada de papel salvamos cerca de 20 árvores; se reciclarmos uma tonelada de vidro poupamos cerca de 400 kg de areia; se reciclarmos o plástico diminuímos a poluição do ar, uma vez que são produzidos a partir do petróleo. Quando a reciclagem é feita os materiais que antes eram lixo dão origem a novos produtos.

Deste modo, apelamos à colaboração de toda a comunidade académica neste projeto com vista a tornarmos a UMa e o Campus da Penteada num local aprazível a todos os seus utentes, dando assim o nosso melhor contributo para a preservação do meio ambiente e para a saúde do PLANETA.

Rosa Pestana
Sónia Figueira
Susana Jesus
Teresa Jardim

Estudantes CET
Gestão Ambiental

DESTAQUES