Screenings Funchal começa o outono de 2024 em grande

Screenings Funchal começa o outono de 2024 em grande

Em outubro, a Screenings Funchal percorre vários países europeus começando em Portugal e terminando na Rússia (ou mais propriamente na antiga União Soviética). Todas as sextas-feiras e sábados, a não perder nos cinemas NOS Forum Madeira.

O primeiro fim de semana de outubro é em português e trata-se de um documentário sobre a orquestra da Fundação Gulbenkian. Soma das Partes: 60 Anos da Orquestra Gulbenkian , do realizador Edgar Ferreira, conta com a colaboração de uma conhecida voz da Antena 2, Andreia Lupi, no seu argumento e participações da pianista Maria João Pires e da maestrina Joana Carneiro, além de outros músicos. Este documentário percorre os 60 anos da Orquestra Gulbenkian, com recurso a imagens de arquivo inéditas, testemunhos de músicos, maestros e solistas, começando com a criação de uma pequena orquestra de câmara e as sua ascensão a sinfónica internacional,  com mais de 70 álbuns e atuações com os maiores nomes da música clássica internacional, alterando determinantemente o panorama musical em Portugal. Esta é a sugestão para sexta-feira e sábado, 4 e 5 de outubro.

Sexta e sábado, 11 e 10 de outubro, traz-nos uma história passada no início dos anos 70, na ilha de Madagáscar, em que militares e as suas famílias vivem numa das últimas bases militares francesas, relíquia do império colonial francês em desaparecimento. É neste contexto que Thomas, de dez anos, explora o seu mundo inspirado nas aventuras da sue intrépida heroína Fantômette, descobrindo aos poucos a situação real vivida pela comunidade em que se insere. Esta é A Ilha Vermelha, do cineasta marroquino Robin Campillo.

As últimas duas sugestões de outubro vêm do extremo este da Europa, da antiga União Soviética, são obras da diretora e atriz ucraniana assinadas por Kira Muratova, exibidos em cópia restaurada 4K.

“Uma Familia Normal”

“Decidida a saldar uma antiga dívida de gratidão, Hatsu desloca-se de Akita a Tokyo de modo a oferecer os seus serviços enquanto ama dos Kajiki, família urbana exemplarmente burguesa. A

18 e 19 de outubro, sexta e sábado, será exibida uma película de 1967 de Muratova, Breves Encontros. Esta é a história de um triângulo amoroso, protagonizado pelos atores russos Nina Ruslanova e músico Vladimir Vysotsky (também conhecido cantor) e pela própria realizadora. Uma mulher de sucesso que integra o Comité Distrital local e o seu marido geólogo veem-se envolvidos com uma jovem da aldeia que a primeira contrata para a ajudar em casa.

Sexta e sábado, 25 e 26 de outubro, será exibido O Longo Adeus, de Kira Muratova, de 1971, que nos mostra uma mãe determinada em manter o filho adolescente perto dela, mesmo quando este sonha em reencontrar o pai. É o retrato de uma mulher que acaba por revelar a sua vulnerabilidade e o medo de ficar sozinha.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa-metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Georgia Vadim.

Palavras-chave