“Sentes que um tempo acabou”. Os finalistas dizem adeus na GRADUAÇÃO

“Sentes que um tempo acabou”. Os finalistas dizem adeus na GRADUAÇÃO

Com o final do ano letivo, centenas de universitários madeirenses terminam os seus estudos, celebrando, com as suas famílias e amigos esse momento. O último e quente sábado de junho, viu o largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal acolher as cerimónias de GRADUAÇÃO dos finalistas da UMa.
A GRADUAÇÃO é promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA para todos os estudantes da Universidade da Madeira. Trata-se de uma cerimónia simbólica, que marca o final de um ciclo académico. Em 2024, aconteceu a 29 de julho.

A GRADUAÇÃO é um evento que marca simbolicamente o termo do curso pelos finalistas, que este ano realizou-se a 29 de junho, a partir das 10:00, na Praça do Município, ou como é mais conhecida, o Largo do Colégio dos Jesuítas, frente aos Paços do Concelho.

A cerimónia contou, em 2024, com 430 estudantes finalistas da Universidade da Madeira (UMa) e milhares de convidados, entre familiares, amigos, colegas e muitos curiosos.

O dia amanheceu cedo, com a preparação do largo do Colégio e do Pátio dos Estudantes por mais de trinta voluntários da ACADÉMICA DA AMADEIRA antes mesmo do nascer do sol.

Às 10:00 a GRADUAÇÃO começou com as boas-vindas aos finalistas e aos seus convidados, pelos mestres da cerimónia, Maria Beatriz Ricardo, estudante de Medicina, Carolina Silva, finalista de Educação Física e Desporto, e João Pedro Freitas, estudante de gestão, membros do Departamento de Cultura da ACADÉMICA DA MADEIRA.

A GRADUAÇÃO é promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA para todos os estudantes da Universidade da Madeira Trata se de uma cerimónia simbólica que marca o final de um ciclo académico Em 2024 aconteceu a 29 de julho

Houve um momento musical pelos FATUM – grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, com tradicionais baladas de despedida, conforme dita a tradição académica, seguido das intervenções de Elsa Fernandes, vice-reitora da UMa e de Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal com o pelouro da Educação e da Juventude. Seguiu a habitual mensagem de felicitações da organização anfitriã, a ACADÉMICA DA MADEIRA, realizada por Ismael Da Gama, membro da sua direção e um dos finalistas neste dia.

“Hoje, mais de 400 estudantes da Universidade da Madeira celebram o final do seu percurso. O final de uma etapa, o início de um mundo de oportunidades. O começo de um novo ciclo das nossas vidas. Serão oportunidades, desafios e experiências”, referiu o dirigente estudantil.

A GRADUAÇÃO decorreu com os graduados serão chamados ao palco, por ordem alfabética da faculdade e do curso que frequentaram e do seu nome, para receberem o diploma e realizarem a fotografia oficial com a pessoa que apadrinhou. Foram finalistas de cursos profissionais, licenciatura, mestrado e doutoramento, lecionados na UMa em seis unidades de ensino: Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Tecnologias e Gestão, Faculdade de Artes e Humanidades, Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais e a Faculdade de Ciências da Vida.

“É com alegria e satisfação que a Académica da Madeira registou, através do seu Observatório da Vida Estudantil, que mais de 90% dos finalistas recomendam a Universidade da Madeira”, referiu Ismael Da Gama no seu discurso e também à imprensa regional, “é o que pretendemos, uma Universidade de qualidade que é feita de estudantes e professores com qualidade. A UMa, como sabemos, é a primeira escolha de centenas de estudantes. E, de acordo com os dados apurados, foi a escolha acertada para quem não tinha feito esta primeira opção”.

Prolongou-se até ao início da tarde, para que cada graduado e as suas famílias pudessem aproveitar o seu momento de sagração, numa “cerimónia plural, que abraça os estudantes de todas as faculdades e escolas superiores da nossa Universidade, sem excepção”, como referiu Ismael Da Gama, que, em nome da ACADÉMICA DA MADEIRA, desejou sucesso para aos finalistas, falando dos programas mantidos pela organização em prol dos estudantes, muitos dos quais incluem antigos estudantes da UMa também.

No final, o líder estudantil deixou uma “uma palavra de apreço aos nossos familiares, aos nossos amigos e colegas”  que se juntaram aos finalista para um Madeira de Honra no Pátio dos Estudantes do Colégio dos Jesuítas, para convívio e fotografias. A final a festa também foi dedicada a estes milhares de pessoas que a direção da ACADÉMICA destacou como terem estado com os graduados “em todos os momentos deste percurso que todos nós sabemos foi difícil”.

Nessa noite, o dia terminou com o Departamento de Cultura da ACADÉMICA a receber os finalistas e demais estudantes na discoteca Copacabana, no Baile de Finalistas, que começou pelas 23.00.

Com 427 inscrições, a GRADUAÇÃO de 2024 superou, em número de finalistas participantes, as dos anos anteriores, sendo uma das mais populares desde o estabelecimento do CARUNCHO, designação dada às festividades de final de curso na Madeira, nos anos 90.

ACADÉMICA DA MADEIRA trabalhou vários meses, envolvendo dezenas de jovens voluntários na concretização destas cerimónias, e a procura da maior comodidade dos participantes, levou ao aumento o número de lugares disponibilizados para os finalistas e os seus convidados, através do apoio de vários departamentos municipais do Funchal.

Sábado é dia de festa para 427 finalistas

Com o final do ano letivo, centenas de universitários madeirenses terminam os seus estudos, celebrando, com as suas famílias e amigos esse momento. No próximo dia 29 de julho, o largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal (praça do Município) acolhe as cerimónias de GRADUAÇÃO dos finalistas da UMa.

Todos os finalistas realizaram a sua inscrição através de uma base de dados propositadamente criada pela ACADÉMICA DA MADEIRA para o efeito, desenvolvida por estudantes e antigos estudantes da UMa na área de informática.

Os finalistas católicos tiveram direito a uma celebração religiosa, organizada pelo Departamento da Pastoral do Ensino Superior (DPES), entidade da Diocese do Funchal. A Bênção das Pastas, a que se juntaram os finalistas da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, foi presidida pelo bispo do Funchal e decorreu na Sé do Funchal, Igreja Catedral de Nossa Senhora da Assunção, a partir das 15.30. A animação ficou a cargo do Coro Universitário da Madeira, valência do DPES.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Henrique Santos.

Palavras-chave