Finalistas valorizaram as amizades, os conhecimentos adquiridos e o ambiente entre colegas e funcionários

Finalistas valorizaram as amizades, os conhecimentos adquiridos e o ambiente entre colegas e funcionários

Continuando a divulgação dos resultados do INQUÉRITO ANUAL AOS FINALISTAS DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA são revelados os dados que mais agradaram e desagradaram aos finalistas inquiridos ao longo do seu percurso académico.
A GRADUAÇÃO é promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA para todos os estudantes da Universidade da Madeira. Trata-se de uma cerimónia simbólica, que marca o final de um ciclo académico. Em 2024, aconteceu a 29 de julho.

Ao serem inquiridos sobre a avaliação das experiências do seu percurso académico os estudantes tiveram a oportunidade de selecionar até três aspetos positivos e três aspetos negativos.

Os resultados mostram que o aspeto mais valorizado pelos estudantes inquiridos foi as amizades formadas durante o curso, destacadas por 248 (62%) estudantes. A boa relação entre colegas e funcionários foi também apreciada por 124 (31%) estudantes, sublinhando a importância das relações interpessoais e do ambiente social na vivência académica.

Em segundo lugar, 203 (51%) estudantes enfatizaram os conhecimentos adquiridos como um ponto forte, refletindo a qualidade do ensino e a relevância dos conteúdos ministrados. Outros pontos positivos, embora menos mencionados, incluem as atividades práticas das disciplinas (84 estudantes, 21%) e as oportunidades de participação no programa de mobilidade Erasmus+ (79 estudantes, 20%). Estes dados sugerem que a integração de teoria e de prática, bem como as oportunidades internacionais, foram altamente valorizadas pelos estudantes no seu percurso.

Os pontos menos favoráveis incluem, principalmente, o excesso de avaliações, apontado por 154 (39%) estudantes, e a carga horária, que foi considerada excessiva por 129 (32%) estudantes. Este resultado pode sugerir a necessidade de reavaliar a frequência das avaliações e da carga horária para evitar sobrecarga. As instalações da universidade, como residências, cantinas, bares, espaços de estudo e bibliotecas foram citadas, de forma negativa, por 131 (33%) estudantes, e as infraestruturas de apoio ao curso por 100 (25%) estudantes, podendo indicar a necessidade de melhorias nestas áreas para proporcionar um ambiente mais confortável e funcional. A falta de interesse nos conteúdos lecionados foi mencionada por 122 (31%) estudantes e, embora em menor escala, a escassez de atividades práticas em algumas disciplinas (94 estudantes, 24%), problemas na organização (53 estudantes, 13%) e conteúdo (29 estudantes, 7%) do curso também foram mencionados.

É importante salientar que os resultados apresentados estão em consonância com os dados recolhidos através do inquérito realizado junto dos finalistas de 2023.

O INQUÉRITO ANUAL AOS FINALISTAS DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA foi realizado, entre 3 e 31 de maio de 2024, pelo OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL, uma estrutura de investigação da ACADÉMICA DA MADEIRA, sobre diversos aspetos do percurso académico dos estudantes inquiridos. A amostragem consistiu em 400 inquéritos através de uma plataforma eletrónica, especialmente desenvolvida para este fim pela ACADÉMICA DA MADEIRA. A técnica de amostragem utilizada foi por conveniência, focando-se exclusivamente nos estudantes que estão a concluir os seus cursos na Universidade da Madeira e inscreveram-se, de forma voluntária, para as cerimónias da GRADUAÇÃO, promovidas pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Os resultados completos do inquérito podem ser solicitados ao OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL.

Diogo Nuno Freitas
com Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Devin Avery.

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