Diogo Afonso Câmara, estudante da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa) e voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA, integra a organização local dos Campeonatos Nacionais Universitários de Natação (piscina longa), que acontecerá no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, a 9 de março.
Uma homenagem merecida aos nossos campeões. Nuno, João, Adriana e António foram reconhecidos pelos estudantes, mas ainda não recebem os apoios merecidos
Reforçando que “o espírito académico não está apenas nas atividades lúdicas”, o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA liderou a homenagem aos atletas universitários. Continuam a faltar apoios para que a representação da Universidade da Madeira possa existir com a dignidade que merece.
Quando o desporto é, realmente, nacional
Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA
Em 2023, a prova aconteceu no Complexo de Piscinas de Campanhã, com a participação de cerca de 170 estudantes-atletas. A Associação Académica de Coimbra ganhou o troféu coletivo. Para conhecer um pouco dos preparativos do evento, a ET AL. conversou com o jovem estudante da UMa.
Como surge a intenção de realizar mais uma prova universitária da Madeira?
O Campeonato Nacional Universitário é um evento desportivo de alto nível que reúne atletas de diversas instituições de ensino superior do país. Visto que a Madeira reúne condições excelentes para a realização desta competição, a Federação Académica do Desporto Universitário propôs-nos esse desafio e a ACADÉMICA DA MADEIRA aceitou.
O que o público pode esperar desta prova?
Os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) geralmente apresentam atletas talentosos e muito bem treinados, que competem nas respectivas modalidades desportivas, por isso o público poderá assistir a emocionantes disputas entre os melhores jovens atletas do país. Além disso, estes eventos criam uma atmosfera de rivalidade saudável e promovem um espírito competitivo entre as instituições.
Como avalia a participação que a ACADÉMICA DA MADEIRA teve na última edição dos CNU?
No que diz respeito à organização do evento desportivo, a ACADÉMICA DA MADEIRA, sendo a comissão organizadora local, teve uma participação ativa no planeamento e coordenação de todos os aspetos do CNU, influenciando assim o seu sucesso. Já no que diz respeito à participação dos estudantes atletas que representaram a ACADÉMICA DA MADEIRA estes tiveram uma participação exemplar alcançando o 5.º lugar entre as restantes instituições de ensino superior.
Sendo o desporto universitário uma área ainda pouco valorizada, que sugestões daria para potencializar este segmento?
Apesar do desporto universitário ser uma área pouco valorizada, poderá trazer inúmeros benefícios, incluindo o desenvolvimento de talentos desportivos, promoção do bem-estar físico e psicológico, integração na comunidade académica, entre outros. Portanto, uma das sugestões seria criar programas de bolsas de estudo desportivas de forma que possa incentivar o recrutamento e retenção de atletas talentosos, além de ajudar os estudantes atletas a equilibrar as necessidades académicas e desportivas.
Entrevista conduzida por Luís Eduardo Nicolau
Com fotografia da FADU.