Por um Funchal mais verde

Por um Funchal mais verde

Com as altas temperaturas que insistem em prolongar o verão pelo outono adentro, o risco para a floresta portuguesa é ainda elevado. A necessidade de limpar as matas, proteger os campos e florestas é cada vez maior e os voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA dão, mensalmente, o exemplo a toda a comunidade.

Diário de Notícias, a 6 de outubro, noticiou que desde que foi emitido pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera “o aviso meteorológico do dia 4 de outubro, para tempo quente, o Centro Integrado de Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro registou sete focos de incêndios, nos concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, Câmara de Lobos e Machico.” Para o terreno “foram empenhados 84 operacionais das várias corporações de bombeiros da Região Autónoma da Madeira e Polícia Florestal, apoiados por 19 veículos e o helicóptero da Protecção Civil”.

YOU PRINT, WE PLANT voltou a ser um sucesso

O programa YOU PRINT, WE PLANT continua a assegurar o equilíbrio natural causado pelo impacto ecológico dos estudantes da UMa, no âmbito das suas atividades letivas. Superando em dez vezes o consumo da Universidade, todos os meses no Parque Ecológico do Funchal, com o apoio do IPDJ-IP e Coca-Cola Europacific Partners, dezenas de voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA integram ações de reflorestação e de educação ambiental.

Limpeza de resíduos, cuidar de mudas de espécies endémicas, retirar espécies invasoras, delinear áreas de recreio da fruição dos visitantes do Parque, são algumas das atividades que envolvem vários jovens nas altas serras do município do Funchal.

Recém-chegados de Nantes, em França, Nina Coulon e Nays Ousseni participaram por primeira vez numa atividade desta natureza na Madeira.

“I really liked the tree planting.”, comentou Nina,”I think it is important to help preserve the environment. And I was really glad to be able to be a part of that. And also to learn more about environment work and about plants and trees in general.” Para Nays, “It was a good opportunity to discover the nature of Madeira. I really liked it. It was a new experience, something that I have never done before.”

Louise Le Bec, não tem dúvidas, “It is really important for Madeira to take care of their environment after what happened in 2010. So I am always glad to be able to go to the forestry station and help even just a little bit.” Para Louise as altas montanhas da Madeira, mesmo que rodeadas pelo oceano, lembram o seu Tirol, na Áustria, para onde está prestes a partir.

“Plantámos milhares de árvores para compensar as 281 que foram abatidas na UMa”. Há nova atividade em prol do ambiente agendada.

Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, destaca o compromisso com a educação ambiental. As impressões e cópias na UMa são transformadas em árvores ao longo do ano. Desde 2017, o programa YOU PRINT, WE PLANT tem apoiado atividades de reflorestação e de educação ambiental no Parque Ecológico do Funchal, com o apoio da Coca-Cola Europacific Partners. Os voluntários regressam no dia 30 de novembro para mais uma atividade.

Património Natural da Humanidade pela UNESCO, a Laurissilva da Madeira é, como sublinhado pela voluntária, é crucial na manutenção das águas da Madeira.

Também já de partida, mas para a vizinha Alemanha, Luana Santinho comentou que “Being surrounded by nature while doing something good for it, is a good feeling”.

De ainda mais longe, da Polónia, veio Laura Jemiola, que entre dezenas de visitas que faz semanalmente, arranjou tempo para integrar a atividade no Parque Ecológico, dando o seu contributo para um futuro melhor: “Tree planting and working in nature in general is incredibly important in this day and age. Especially after seeing everything that’s happening around the world with climate change, initiatives like tree planting is crucial for our future”.

A sua conterrânea Anastazjia Wolowiec, entre o cansaço do trabalho duro na serra, traz um sorriso na cara: “Visiting an Ecological Park in Madeira was an exciting new experience. Tree planting is often considered therapeutic because it allows individuals to connect with nature, engage in physical activity and lead to a positive impact on the environment. The act of planting a tree can provide a sense of accomplishment, relaxation and a break from daily routines, leading to reduced stress and improved mental well-being. Additionally, the chance to work with plants and learn about the purpose of that place is a great opportunity for nature lovers or even people who just like to try new things”.

YOU PRINT, WE PLANT é um programa da ACADÉMICA DA MADEIRA que visa a redução da pegada ambiental do serviço autónomo de reprografia YOU PRINT, utilizado por milhares de estudantes e outros frequentadores do Campus Universitário da Penteada.

Numa filosofia devolver à Natureza o que dele foi utilizado, o programa conta com centenas de jovens que, através de ações de requalificação de áreas naturais,  contribuem para a redução do impacto ecológico causado pelas atividade letiva da UMa.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Markus Spiske.
A ação de educação ambiental, promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA, conta com o apoio do programa Erasmus+, através da participação de vários jovens em mobilidade, integrados no programa HERANÇA MADEIRENSE e da Coca-Cola Europacific Partners.