A 2 de março, a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) realizou um plenário no I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. Na assembleia, realizada no âmbito da campanha “20 anos, mais de 20 plenários”, os participantes partilharam as reivindicações de bolseiros de doutoramento e de pós-doutoramento, conforme anunciado pela Associação.
A inacção estudantil
Recentemente, em encontros das associações estudantis portuguesas, a AAUMa logrou aprovar duas importantes propostas, uma relativa à redução do custo dos transportes públicos para universitário e outra à redução das
Governo mantém o regime excecional de funcionamento de júris em formato de videoconferência
Manutenção do regime excecional de funcionamento de júris, que vigorou durante a pandemia, pode reforçar a intenção manifestada pela ACADÉMICA DA
Segundo a ABIC, os bolseiros deparam-se com uma experiência semelhante à de milhares de outros trabalhadores científicos. A ABIC refere que, apesar de contribuírem significativamente para a produção científica do país e para o seu desenvolvimento e inovação, os investigadores não são reconhecidos como trabalhadores.
Além de assegurarem a publicação e divulgação do conhecimento científico, o licenciamento de patentes, a curadoria de museus e exposições, a realização de conferências e a comunicação de ciência dos centros de investigação, esses profissionais, de acordo com a Associação, muitas vezes também garantem atividade letiva e o acompanhamento de estudantes. No entanto, defende a ABIC, eles estão sujeitos a um regime de exclusividade que, salvo raras exceções, não permite que realizem outras atividades remuneradas.
O apelo da ABIC pode ser subscrito aqui.
A ABIC afirma defender a “revogação do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) e substituição de todas as bolsas por contratos de trabalho; a abertura de concursos nas instituições para integração na carreira dos investigadores contratados ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, no âmbito da norma transitória, dos Concursos Estímulo ao Emprego Científico Individual e de outros mecanismos criados desde 2016, e que não têm qualquer garantia de efetiva integração na carreira, bem como dos investigadores com bolsas de pós-doutoramento que ainda não foram abrangidos por nenhuma destas medidas; e a real atualização do valor das bolsas enquanto estas não forem substituídas por contratos de trabalho e valorização dos salários dos investigadores”.
Governo vai pagar propinas a 2 mil estudantes e atribuir 10 horas letivas a investigadores
Bolsas de estudos, acumulação de horas letivas com investigação, incentivos à carreira docente para doutores e mestres e processo de reconhecimento mais simples das habilitações de estudantes, são algumas das medidas apresentadas.
Académicas em ruptura com o Encontro Nacional
Açores, Algarve, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Madeira, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, que integram o movimento ACADÉMICAS PONTO, abandonaram
O apelo lançado pela Associação dos Bolseiros, que conta com subscritores da Madeira, pode ser assinado aqui. A ABIC é uma organização não-governamental, criada em 2003, representativa dos bolseiros de investigação científica.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Melany Rochester.