Coletânea de textos antigos de Ginecologia

Coletânea de textos antigos de Ginecologia

Este artigo tem mais de 1 ano

As Edições Húmus apresentaram uma coletânea que reúne os textos mais importantes da tradição médica sobre doenças das mulheres. A publicação contou com a organização de Cristina Santos Pinheiro e Joaquim Pinheiro.

O Projecto Gynecia: Rodrigo de Castro Lusitano e a tradição médica antiga sobre Ginecologia e Embriologia (PTDC/FER-HFC/31187/2017) divulgou a sua mais recente publicação:

Cristina Santos Pinheiro, Joaquim Pinheiro, Gabriel F. Silva; Rui Carlos Fonseca (2022), Gynaikeia. Coletânea de Textos Antigos de Ginecologia, Edições Húmus, 346 pp. ISBN 978-989-755-802-3 [doi.org/10.51427/10451/54063].

A Colectânea reúne os textos mais importantes da tradição médica acerca das doenças das mulheres e inclui excertos de tratados médicos do Corpo Hipocrático, Sorano, Galeno, Mústion, Aécio de Amida, Paulo de Egina, Estêvão de Alexandria, entre outros.

Esta publicação foi financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto: “Gynecia: Rodrigo de Castro Lusitano e a tradição médica antiga sobre ginecologia e embriologia” (PTDC/FER-HFC/31187/2017).

Texto da Universidade da Madeira
com fotografia de Tom Podmore.

O texto original é “Gynaikeia. Coletânea de Textos Antigos de Ginecologia”.

Palavras-chave