Procurar
Close this search box.

Encontro de Preparação para a Missa da Bênção das Fitas

“Se te sentes agradecido a Deus, concretiza também o teu obrigado preparando-te para viver a Eucaristia com todo o seu significado de união e entrega a Ele. Se há muito não tempo não comungas ou se te sentes mais afastado de Deus, porque não aproveitares este momento da tua vida para te aproximares do sacramento da confissão? Podes fazê-lo na tua paróquia, ou outra, ou também junto do Pe. Assistente da Pastoral de Ensino Superior.”

Os finalistas da Universidade da Madeira participam do Encontro de Preparação para a Missa Bênção das Fitas de 2022, que acontece no sábado, no Savoy Palace.

A ET AL. conversou com a Ir. Teresa Pinho, de Departamento da Pastoral do Ensino Superior, que tem como missão “oferecer a toda a comunidade académica um espaço de acolhimento, formação, partilha e celebração comunitária da fé cristã”.

Para os que vão participar na Missa da Bênção das Fitas, haverá o encontro de preparação prévia na quinta-feira anterior, dia 7 de julho, às 21:00, na Igreja do Colégio no Funchal, orientado pelo Departamento da Pastoral de Ensino Superior na Madeira. Esse encontro é destinado a todos os finalistas inscritos para a GRADUAÇÃO.

Sobre a importância da preparação para os finalistas que participam na Missa da Bênção das Fitas, um momento fulcral na vida universitária, a Pastoral do Ensino Superior reforça a importância para uma vivência plena. Teresa Pinho, dirigindo-se aos finalistas, reforça que “será um momento muito importante, onde daremos informações relevantes para a Bênção e onde terás oportunidade de ouvir alguns testemunhos cheios de significado que não vais esquecer”.

Não se trata, contudo, de um momento único e isolado. Os finalistas, com as suas famílias e amigos, podem apoiar a sua preparação espiritual para esse momento. Nesse sentido, o Departamento da Pastoral do Ensino Superior refere que os finalistas podem começar por fazer uma lista pessoal de agradecimentos aos colegas, familiares, amigos e professores que apoiaram neste caminho até à GRADUAÇÃO. Teresa Pinho indica ao estudante que pode agradecer “com palavras ou mesmo com um gesto, a cada uma dessas pessoas que escreveste na tua lista”.

Durante a missa, haverá a atuação do Coro Universitário cujos ensaios são abertos a todos os interessados. Haverá três ensaios na semana da GRADUAÇÃO: 4, 6 e 8 de julho, às 18:30. Os ensaios são na Cúria Diocesana que fica no Largo Visconde Ribeiro Real, n.º 49, entre o Centro Comercial La Vie e o Castelo dos Hambúrgueres. Na entrada, há uma campainha junto ao portão grande.

O Departamento da Pastoral do Ensino Superior “disponibiliza um serviço de acompanhamento pessoal e espiritual nas diversas situações e momentos da vida, desde a vivência dos diversos sacramentos, passando pelas experiências de luto e frustrações, e promovendo o compromisso pessoal cristão através de um espaço de missão ou voluntariado”.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de David Bumgardner.

DESTAQUES