Procurar
Close this search box.

Alex Faria reúne com a ministra Elvira Fortunato

Elvira Fortunato, a nova detentora da pasta das universidades, convidou o movimento estudantil nacional para reunir no Palácio das Laranjeiras.

Cerca de um mês após a tomada de posse do XXIII Governo Constitucional, a nova residente do Palácio das Laranjeiras, Elvira Fortunato, convocou as associações e federações académicas para um encontro, realizado a 22 de abril.

A 30 de março de 2022 tomaram posse, além do primeiro-ministro, os 17 ministros e os 38 secretários de Estado. Elvira Maria Correia Fortunato, professora catedrática no departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tomou posse como ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Com o propósito de apresentação das linhas estratégicas do Governo na área da ciência, tecnologia e ensino superior, o Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, convocou as estruturas associativas para o encontro nas Laranjeiras. Outros dos assuntos na ordem de trabalhos incluíam as prioridades do Orçamento do Estado para 2022.

Do Porto, de Coimbra, de Braga, de Faro, de Lisboa, de Évora, de Ponta de Delgada e do Funchal, foram vários os líderes associativos que marcaram presença no encontro, de forma remota ou presencial.

O presidente da ACADÉMICA DA MADEIRA, Alex Faria, apresentou as suas preocupações sobre o funcionamento e atribuição das bolsas mérito; o universo da saúde mental no ensino superior; a falta de tratamento adequado sobre o abandono e a desistência escolar; a ausência de contrato-programas no quadro das Instituições de Ensino Superior insulares; e os constrangimentos no acesso a vários fundos comunitários pela UMa e UAç.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.

DESTAQUES