Procurar
Close this search box.

550.000 títulos em livre acesso

O ABM e os alunos universitários: 550.000 títulos em livre acesso

Sabia que o Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) possibilita aos seus utilizadores o acesso a mais de 550.000 títulos, entre monografias, publicações periódicas e outras espécies bibliográficas? São 546.931 livros e 7762 jornais e revistas.

Somos uma biblioteca pública, beneficiária do Depósito Legal desde 1982. Por essa razão, recebemos através da Biblioteca Nacional de Portugal um exemplar de todas as publicações editadas no país. A nossa coleção tem um caráter generalista, nos domínios das ciências sociais, biologia, arte, história, religião, geografia, informática, literatura, psicologia, entre muitos outros. Além das monografias, podem ser consultadas publicações de outras tipologias, tais como atas de congressos, códigos e coletâneas de legislação, manuais escolares, dicionários, enciclopédias, bibliografias, entre outros.

Os estudantes universitários são um dos nossos públicos mais fiéis, principalmente em época de frequências e exames. Terminadas as licenciaturas, recebemos os alunos que prosseguem estudos noutras ofertas formativas de ensino superior.

Entre as áreas temáticas mais consultadas na biblioteca destacamos a Educação, a Psicologia, a Medicina, os Estudos Literários ou o Fundo Local. Este conjunto é de particular interesse para os estudos regionais e locais, uma vez que reúne todo o tipo de documentação e publicações referentes à Região Autónoma da Madeira, nos mais variados aspetos da sua vida, história, atividades, património cultural e natural. Do nosso acervo bibliográfico destaca-se igualmente a coleção de legislação e um conjunto de mais de 20.000 títulos em língua estrangeira, provenientes da Biblioteca de Culturas Estrangeiras, muitos deles disponíveis para empréstimo.

De extrema relevância para os estudos académicos é de realçar a Coleção de Jornais, que inclui os primeiros periódicos a serem editados na Madeira, mas também publicações especializadas de diversa natureza: partidária, religiosa, desportiva, doutrinal, judicial, académica, literária e artística. A coleção está em processo de digitalização. O Diário de Notícias é um dos jornais que já pode consultar na plataforma de pesquisa da biblioteca, desde 1876 a 2000.

Uma das novidades deste ano no ABM é o acesso gratuito à plataforma PressReader, uma solução digital que disponibiliza aos nossos leitores o acesso direto e integral a publicações de mais de 150 países, em mais de 60 línguas. É possível aceder a jornais nacionais (Diário de Notícias, JN, Correio da Manhã, O Jogo) ou internacionais (The Guardian, Washington Post ou o El País). Estão também disponíveis inúmeras revistas conceituadas em áreas como a ciência e tecnologia, os negócios, a arte, o entretenimento, a saúde e boa forma, a parentalidade e família, entre outras categorias. Títulos como Forbes, Vogue, Esquire, Rolling Stone, Les Inrockuptibles, The New York Review of Books, GQ, PCWorld, são apenas alguns exemplos.

Acesso à biblioteca, ao catálogo bibliográfico e aos serviços do ABM

A sala de leitura geral possibilita o livre acesso às estantes, sendo de referir que apenas uma parte do acervo está acessível, o restante encontra-se acondicionado nos depósitos. Os técnicos estão disponíveis para o esclarecimento de dúvidas e prestam apoio à pesquisa e recuperação da informação. A reprodução de documentos é possível, dentro dos termos legais, através de fotocópia (em regime self-service ou reprografia) ou a digitalização.

O catálogo bibliográfico do ABM está disponível na nossa página institucional. Permite ao utilizador efetuar pesquisas, consultar o número de existências e verificar se estão disponíveis à consulta ou para empréstimo domiciliário. Há também a possibilidade de efetuar o empréstimo interbibliotecas, que permite solicitar documentos do catálogo de outras bibliotecas da Região. No caso dos artigos científicos, são enviados em formato digital, de forma célere e na maior parte dos casos sem custos acrescidos para o utilizador.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, o contacto com a biblioteca pode ser feito por telefone ou através do email deste serviço: biblioteca.drabm.srtc@madeira.gov-pt.

Natércia Gouveia e Andreia Sousa
Arquivo e Biblioteca da Madeira

DESTAQUES