Procurar
Close this search box.

UMajuda pela sexta vez

Seis anos após o seu nascimento volta o UMajuda, um projecto no qual a AAUMa, por via dos estudantes universitários e restante comunidade, organiza uma recolha de fundos e de material escolar que visa ajudar a equipar de melhor forma duas unidades educativas do 1.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira.

Em 2006, este projecto via nascer a sua primeira edição. Primeiramente as acções de solidariedade dividiam-se em duas partes, sendo uma delas a entrega de livros e de material lúdico para escolas básicas, parte essa na qual agora o projecto se centra na sua totalidade.

Os membros da comunidade académica já se têm dirigido ao Secretariado da AAUMa para entregarem os donativos, mas ainda é esperada uma maior adesão até porque ainda podem ser realizadas estas entregas. Pretende-se angariar todo o material lúdico/didáctico e livros infantis possíveis, para assim mostrarmos que todos nós estamos dispostos a dar UMajuda.

De facto, é de suma importância para todas as pessoas que se envolveram e se envolvem no projecto colaborar com as ditas instituições. Em tempos onde a palavra de ordem é Crise e as dificuldades económicas são cada vez maiores, este projecto ganha um novo fôlego já que, apesar de se manifestar bem mais difícil ajudar, torna-se também cada vez mais imprescindível tentar colaborar.

Mais do que uma iniciativa anual, o UMajuda também apresenta a própria Universidade e a vida académica de uma forma diferente. Na generalidade dos casos o espírito académico é interpretado pela sociedade de forma errada, levando muitos a pensar que ser estudante universitário é estudar, ir às festas académicas, divertir-se na praxe e pouco mais. Certamente ao haver uma reportagem pela comunicação social onde se foca que na Universidade da Madeira se desenvolve anualmente este tipo de iniciativas ou mesmo pela passagem da palavra pelas pessoas, apaga-se, de certa forma, com a máxima na qual se acredita que o se ser universitário é viver uma vida de “loucura, álcool e rock and roll”.

Vivenciamos então uma situação onde se junta o útil ao agradável. Para além de colaborarmos e lutarmos por uma causa nobre, estamos a ajudar os possíveis universitários do futuro, passamos uma imagem para o exterior que não só mostra o trabalho da AAUMa mas dignifica, principalmente, a própria Universidade.

Nesta edição do projecto UMajuda, as escolas que receberão os donativos que se angariarem até ao final do mês de Novembro são a EB1/PE da Lombada da Ponta de Sol e a Escola EB1/PE do Areeiro. Tal como nas edições anteriores, ambos os estabelecimentos de ensino foram indicados pela Direcção Regional de Educação. Junta-te a nós e participa no UMajuda.

Sérgio Rodrigues
Estudante de Economia

DESTAQUES