Procurar
Close this search box.

8 razões para ser membro da OET

A Ordem dos Engenheiros Técnicos dá-te a oportunidade de fazer parte de uma prestigiada associação de direito público, que representa uma classe profissional que pratica engenharia desde 1852.

És estudante de Engenharia? Queres entrar mais cedo para o mercado de trabalho? A Ordem dos Engenheiros Técnicos dá-te a oportunidade de fazer parte de uma prestigiada associação de direito público, que representa uma classe profissional que pratica engenharia desde 1852. Aqui ficam as 8 principais razões para te tornares membro da OET:

· A OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos é uma Ordem moderna e pioneira, com poderes delegados pelo Estado Português, criada em 1999, contando atualmente com mais de 25.000 membros, com instalações em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Ponta Delgada.

· A OET procede à atribuição do título profissional de engenheiro técnico a todos os que possuírem a habilitação académica de:
a) Bacharelato;
b) Licenciatura;
c) Licenciatura antes de Bolonha (e consequentemente os detentores de Mestrado ou Doutoramento, pois não há mestres, nem doutores que não sejam licenciados, mesmo aqueles que possuem o diploma de um curso de Mestrado Integrado).

· A OET não exige exames de acesso, sendo o processo de admissão claro e transparente a todos os níveis.

· Os membros estagiários encontram-se isentos do pagamento de quotas, pelo período de duração do estágio. De igual modo, todos os estagiários se encontram incluídos num seguro de acidentes pessoais, suportado integralmente pela OET, que está ativo durante todo o período do estágio.

· O engenheiro técnico é um profissional reconhecido nos 32 países pertencentes à FEANI:
Áustria, Bélgica, Bulgária, Suíça, Chipre, República Checa, Alemanha Dinamarca, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Reino Unido, Grécia, Croácia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia, Suécia, Sérvia, Eslovénia e Eslováquia.

· Tem a possibilidade de aceder ao título EurIng, através da FEANI.

· Os custos com as quotas são dedutíveis em sede de IRS e as declarações para todos os atos de engenharia são gratuitas, tornando a OET como a Ordem que menos cobra aos seus membros para exercerem a profissão.

· A OET é a única Ordem Profissional que oferece um seguro de responsabilidade civil profissional, assim como um seguro de âmbito mundial. Assim:
a) O Seguro de responsabilidade civil profissional oferecido pela OET tem um capital de cobertura de 10.000,00€ (suportado pela OET) sem qualquer custo adicional. A apólice é impressa pelos membros diretamente no site da OET.
b) Permite o acesso a apólices de seguro de responsabilidades civil profissional com montantes de cobertura mais elevados, mediante pagamento de um valor adicional, contratado diretamente junto da companhia de seguros, em condições vantajosas aos preços de mercado.
c) O seguro de viagem está associado ao cartão de membro e todos os membros efetivos dispõem desse seguro gratuitamente.

Ordem dos Engenheiros Técnicos

DESTAQUES