Procurar
Close this search box.

Fazendo crescer o seu capital (psicológico)

“ este crescimento apenas resulta se estiver disposto a investir em SI, na relação com os outros, de modo a ser capaz de enfrentar os desafios do dia a dia, delinear caminhos alternativos e persistir para alcançar os seus objetivos”.

Imagine um Banco em que deposita o seu capital e o vê crescer lentamente com os juros. Investe uma parte em ações e fá-lo crescer o dobro!
Apesar da contingente atual, este Banco é ainda possível existir. Porém, ele representa precisamente VOCÊ! E os investimentos que faz, são as suas próprias AÇÕES, que trazem RETORNO garantido e aumentam o seu CAPITAL humano, social e psicológico. No entanto, este crescimento apenas resulta se estiver disposto a investir em SI, na relação com os outros, de modo a ser capaz de enfrentar os desafios do dia a dia, delinear caminhos alternativos e persistir para alcançar os seus objetivos.

Atreve-se a fazer este investimento?
Implicações: Refletir. Conhecer. Fazer.
Custo: Abertura e tempo

São diferentes as formas que pode usar para Investir em Si.

O autoconhecimento é uma destas formas, e uma das mais difíceis, por ser um processo que nunca acaba.

Por isso mesmo, lançamos-lhe um desafio: faça a sua análise SWOT. Escreva quais são as suas forças (Strengths), características que constituem uma mais-valia em si; as fraquezas (Weaknesses), características que devem ser trabalhadas no futuro; as oportunidades (Opportunities) para desenvolver as suas forças, e as Ameaças (Threats), ou seja, cenários em que as suas fraquezas poderão causar embargo.

Depois de conhecer estes aspetos, passe ao seguinte passo do investimento: aposte no desenvolvimento destas habilidades e talentos. Note que estes facilitam o sucesso a realizar determinada tarefa. No entanto, se não os fizer crescer, acabarão por não lhe trazer rentabilidade. É, pois, necessário colocá-los em prática e desenvolvê-los.

Considerando o processo difícil que é o autoconhecimento, pode ser útil recorrer à ajuda de um psicólogo (acompanhamento individual ou em grupo). O psicólogo pode ser considerado como um treinador, que facilita o processo de reflexão e desenvolvimento de competências, que o pode treinar na resolução de problemas, mas em que será Você quem terá a bola na mão e a lançará, que se fará ao jogo da vida, com garra e determinação! Para melhor o ajudar, o psicólogo poderá usar testes psicológicos e/ou outros exercícios como ferramentas.

De modo a continuar a incrementar o seu capital, participe em diferentes atividades no contexto académico e fora deste, que o ponham em relação e o façam ver até onde é capaz de ir. Pode também investir continuamente na promoção e aumento da sua autoconsciência através da escrita de pensamentos e sentimentos e/ou de leituras que incitem à reflexão. Nesse sentido, convidamo-lo a ler e a subscrever a nossa newsletter, na qual abordamos diferentes temáticas (ex.: ser autêntico, gerir a raiva…).

Não se esqueça: O seu crescimento é contínuo, mas para que tal aconteça, necessita estar aberto e disposto a investir! Caso contrário, estagnará e os lucros não crescerão… Por isso, invista em si! Faça crescer o seu capital e a sua vantagem competitiva, factor diferenciador na transição para o mundo de trabalho.

Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira

DESTAQUES