Calhau da Lapa

O Calhau da Lapa localiza-se na freguesia de Campanário, concelho da Ribeira Brava. Este local é de fácil acesso, quer por uma vereda que se inicia junto à escola desta localidade, quer por mar, visto que o Calhau da Lapa dispõe de um cais. Este lugar dispõe de um restaurante e de algumas casas turísticas para alugar. Quanto às actividades de lazer destacam-se a praia e outras actividades relacionadas com o mar. Lá pode praticar-se o canyoning, já que a ribeira que desagua na praia está equipada para esta prática.

No fim, os praticantes encontrarão uma imponente cascata de 100 metros, visível da vereda, que rasga a encosta rochosa. No que toca à praia, esta é constituída por calhau de grandes dimensões, pelo que o acesso ao mar é feito pelo cais. A especialidade do restaurante é dourada assada, pescada ao largo da costa e as refeições têm de ser reservadas com antecedência. Quanto à escolha do lugar para passar férias, é um local que tem para oferecer silêncio e tranquilidade, fugindo assim do barulho da cidade.

Como ponto de interesse, existem pequenas furnas escavadas na rocha, certamente para o armazenamento de equipamento de pesca. Este lugar foi escolhido para passar umas miniférias no Verão, pois a prática do desporto radical é um dos meus interesses e também por ser um lugar resguardado. Quanto à comida, por apreciar e gostar muito de peixe digo ser um lugar em que se come muito bem. Aconselho vivamente este local para passar, quem sabe, um fim-de-semana.

Cristina Teixeira

OS NOSSOS PARCEIROS
A NOSSA EQUIPA