Procurar
Close this search box.

Estágio na AAUMa

Actualmente, a educação e a formação representam duas vertentes importantes na determinação do sucesso profissional do ser humano e das próprias empresas. Com a crescente taxa de desemprego jovem, os estágios profissionais são um dos melhores meios para os recém-licenciados terem o primeiro contacto com a realidade do mercado de trabalho.

Sabendo das possibilidades e dos programas disponibilizados pelo Instituto de Emprego da Madeira, que me permitissem um primeiro contacto com o mundo do trabalho, decidi apresentar o meu projecto à Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa). Consciente das potencialidades dos projectos desenvolvidos pela AAUMa, após finalizar a minha licenciatura, apercebi-me de que esta seria uma óptima oportunidade para adquirir competências e conhecimentos junto de uma equipa de bons profissionais. Passados 9 meses, não me arrependo e tenho consciência de que este estágio foi muito benéfico.

Os primeiros dois meses foram os mais complicados pois, além de serem os meses de choque com o mundo do trabalho, foram aqueles tempos em que procurei integrar-me nos diferentes projectos da AAUMa. Foram muitas as vezes em que me senti perdido e que, apesar de toda a atenção e do apoio que me foi disponibilizado, tudo parecia um novo obstáculo. Quando me considerava preparado para pôr em prática o que aprendera, aparecia algo novo que me impedia de avançar com a velocidade e com a eficácia que ambicionava.

Comecei por integrar o Departamento de Comunicação, onde desenvolvi as competências teóricas adquiridas na minha licenciatura em Economia, procurando encontrar novas parcerias que proporcionassem à AAUMa os apoios necessários para o desenvolvimento dos seus diversos projectos. Sem abandonar o Departamento de Comunicação, integrei o Departamento Académico, onde estive ligado a diversos projectos da AAUMa, nomeadamente, à Bolsa de Alimentação, à Secção de Formações (de que fui o responsável), ao Doutorecos (cuja organização integrei), ao Espaço Opinião (escrevendo mensalmente para o Diário de Notícias), ao Exame Semestral, ao Troféu do Reitor, à Gaudeamus e ao projecto de divulgação do Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Estive ainda envolvido no desenvolvimento de projectos que envolveram a angariação de apoios para essas iniciativas desenvolvidas por e para os estudantes da UMa. Nos últimos meses do meu estágio, integrei o Departamento Financeiro, colocando em prática muito do que aprendi na minha licenciatura.

Em suma, durante os 9 meses consegui integrar diferentes Departamentos, permitindo-me assim, trabalhar com profissionais de diversificadas áreas da AAUMa, que procuraram diariamente partilhar comigo o seu conhecimento e experiência.

Bem hajam todos os que me auxiliaram neste meu projecto, por me terem recebido da melhor forma e por me terem tratado como parte integrante da excelente equipa que é a da AAUMa.

Gonçalo Quintal
Estudante da UMa

DESTAQUES