Procurar
Close this search box.

Boas notícias

1. Investigadores portugueses ganham a maior bolsa de investigação na europa

“O cientista Miguel Soares e a historiadora Rita Marquilhas foram os únicos portugueses a ganharem o concurso de 2011 das bolsas atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação, as maiores ao nível europeu. Os dois cientistas recebem ao todo quatro milhões de euros ao longo de cinco anos. Soares, […] que trabalha no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), vai receber 2,2 milhões de euros para determinar quais os mecanismos que impedem a destruição dos órgãos, e são a causa de morte quando se contrai doenças como a sepsis grave ou a malária. […] Marquilhas ganhou 1,8 milhões de euros e propôs disponibilizar online, com informação contextual, os facsímiles de 7000 cartas pessoais que foram confiscadas pelo Tribunal da Inquisição e, mais recentemente, pela Casa da Suplicação, para servirem de prova em julgamentos.” Divulgado pela página on-line do Público, a 27 de Janeiro de 2012.

2. Biblioteca Joanina de Coimbra, a mais bela De todas

Segundo noticiado pelo Universo UC, canal interno da Universidade de Coimbra, através da sua página www.ucv.uc.pt, a Biblioteca Joanina (também conhecida como Casa da Livraria) foi considerada a primeira no ranking da Flavorwire das 25 mais belas bibliotecas universitárias do mundo, a 13 de Dezembro de 2011. Famosa pela sua colecção de 59.000 volumes centenários raros, ainda disponíveis para consulta, e pela população residente de morcegos que a mantém livre de insectos comedores de papel, a Biblioteca Joanina é agora também mundialmente aclamada pela sua beleza arquitectónica.

3. Telma Monteiro ganha ouro em paris

“Nove segundos bastaram para Telma Monteiro conseguir a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer por ippon a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato. […] Telma Monteiro já subira três vezes ao pódio de Paris, com dois terceiros lugares (2008 e 2011) e um segundo (2007, ainda nos -52 kg), além de um quinto (2009), mas desta vez obteve o melhor resultado de sempre.” Divulgado pela página on-line do Público, a 4 de Fevereiro de 2012.

Carlos Diogo Pereira
Alumnus

DESTAQUES