As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

notícias

Boas notícias

1. Investigadores portugueses ganham a maior bolsa de investigação na europa “O cientista Miguel Soares e a historiadora Rita Marquilhas foram os únicos portugueses a ganharem o concurso de 2011 das bolsas atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação, as maiores ao nível europeu. Os dois cientistas recebem ao todo quatro milhões de euros ao longo de cinco anos. Soares, […] que trabalha no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), vai receber 2,2 milhões de euros para determinar quais os mecanismos que impedem a destruição dos órgãos, e são a causa de morte quando se contrai doenças como a sepsis grave ou a malária. […] Marquilhas ganhou 1,8 milhões de euros e propôs disponibilizar online, com informação contextual, os facsímiles de 7000 cartas pessoais que foram confiscadas pelo Tribunal da Inquisição e, mais recentemente, pela Casa da Suplicação, para servirem de prova em julgamentos.” Divulgado pela página on-line do Público, a 27 de Janeiro de 2012. 2. Biblioteca Joanina de Coimbra, a mais bela De todas Segundo noticiado pelo Universo UC, canal interno da Universidade de Coimbra, através da sua página www.ucv.uc.pt, a Biblioteca Joanina (também conhecida como Casa da Livraria) foi considerada a primeira no ranking da Flavorwire das 25 mais belas bibliotecas universitárias do mundo, a 13 de Dezembro de 2011. Famosa pela sua colecção de 59.000 volumes centenários raros, ainda disponíveis para consulta, e pela população residente de morcegos que a mantém livre de insectos comedores de papel, a Biblioteca Joanina é agora também mundialmente aclamada pela sua beleza arquitectónica. 3. Telma Monteiro ganha ouro em paris “Nove segundos bastaram para Telma Monteiro conseguir a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer por ippon a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato. […] Telma Monteiro já subira três vezes ao pódio de Paris, com dois terceiros lugares (2008 e 2011) e um segundo (2007, ainda nos -52 kg), além de um quinto (2009), mas desta vez obteve o melhor resultado de sempre.” Divulgado pela página on-line do Público, a 4 de Fevereiro de 2012. Carlos Diogo Pereira Alumnus

LER MAIS...

Boas notícias

1. Cancro: projecto pede barbie careca para meninas. A criação de uma Barbie careca para ajudar as crianças que sofrem de cancro ou problemas com efeitos idênticos a encarar com menos sofrimento a queda do cabelo é uma nova causa que está a sensibilizar os utilizadores do Facebook. A página BeautifulandBald Barbie conta já com mais de 84 mil apoiantes, segundo afirma o site Boas Notícias. 2. Paris: disneyland recruta jovens portugueses Segundo afirma o site Boas Notícias, a Disneyland Paris está a recrutar jovens portugueses para os cargos de lojista, recepcionista de hotel e empregado de mesa. O horário é de 35 horas semanais e o salário mensal ultrapassa os 1400€. Os requisitos são ter mais de 18 anos e fluência em francês e inglês. A Disneyland oferece condições facilitadas de alimentação: refeições de 2€ a 3,5€ e alojamento a partir de 291€/mês. A candidatura pode ser apresentada no site Boas Notícias. As entrevistas de seleção, realizadas em francês, decorrem em Portugal, em Fevereiro. 3. Vinho português no top 100 do mercado asiático Um vinho português foi distinguido como um dos melhores à venda no mercado asiático num concurso promovido pela revista Wine In China. Trata-se do TRePA Tinto 2007, um vinho que combina uvas do Douro e da Bairrada. Segundo afirma o site Boas Notícias, o TRePA foi galardoado no âmbito do RubyAward Top 100 Wines e conquistou 89 pontos, surpreendendo o painel internacional de críticos responsável pelas escolhas. 4. Currículo inovador garante emprego a jovem português Um jovem licenciado em Publicidade modernizou o seu currículo e partilhou-o na Internet. O vídeo de apresentação de Orlando Andrade, inspirado no jogo Quem é Quem? tornou-se um êxito nas redes sociais, garantindo a sua entrada no mercado de trabalho nacional. Apesar de arriscada, a ideia desenvolvida captou a atenção dos empregadores-alvo, levando à sua contratação pela Wit-Software, uma empresa sediada em Coimbra, com aplicação mundial, segundo o site Boas Notícias. 5. Carros elétricos: portugueses lançam livro ilustrado Dois investigadores portugueses lançaram o primeiro livro a nível mundial que trata a evolução dos carros elétricos, com o objectivo de afirmar o seu impacto na tecnologia e sociedade. Além disso, o livro Carros Eléctricos dá um “destaque especial à mobilidade elétrica em Portugal, que se justifica face às iniciativas pioneiras que têm surgido” no nosso país, segundo o site Boas Notícias. Carolina Martins

LER MAIS...

O arrastão de Carcavelos

Em política são três os principais poderes: legislativo, o executivo e o judicial. Desde o início do séc. XI assistimos, continuamente, à emersão progressiva de um quarto poder, o da comunicação social. Este consegue para manipular, invadir, adulterar, esconder, convencer, persuadir e, no fundo, fazer a notícia acontecer. Hoje em dia, somos sobrecarregados com quantidades excessivas de informação e se não aprendermos a filtrá-la podemos entrar em múltiplas contradições ou ficar na ignorância e aceitar tudo aquilo que nos dão. Essa informação excessiva é absorvida inconscientemente pelas pessoas, seja através do diálogo, da televisão, da internet, do rádio, até à leitura de revistas. Um dos maiores exemplos de manipulação de massas em Portugal ocorreu em 2005, no dia 10 de Junho, dia de Camões, Portugal e das Comunidades Portuguesas, na praia de Carcavelos. Sem uma explicação plausível, um grupo de jovens negros começa a correr na praia e enquanto corriam, pegavam nas suas coisas. Começou a gerar-se o pânico na praia, devido à quantidade de negros, e todas as pessoas naquela zona começaram também a correr. Foi chamada a polícia que chegou a agredir algumas pessoas que estavam na praia. O problema local, com a chegada dos órgãos de comunicação social, passou a ser nacional. Após alguns depoimentos de fontes comprometedoras e de um comunicado pouco reflectido da parte da polícia, os jornais abriram com a notícia bombástica de um arrastão na praia de Carcavelos planeado por cerca de quinhentas pessoas vindas de bairros sociais ali perto. Pelos ecrãs passavam fotografias de fraca qualidade onde vários jovens corriam pelo areal, enquanto em ‘voz-off’ se descreviam os ataques aos banhistas desprevenidos. Defendeu-se um reforço imediato nas praias, vários políticos culpavam o governo pela falta de policiamento nas praias. Nos dias seguintes, liam-se manchetes como “Terror na praia” ou “Arrastão à brasileira chega a Carcavelos”. Realizaram-se várias manifestações em Lisboa, contra as minorias éticas. A bomba estava lançada. Na semana seguinte, com o pensamento clarificado, foram observando-se vários factos que tinham passado ao lado. Apenas uma queixa de roubo foi apresentada à PSP e o crime tinha ocorrido fora da praia. As pessoas que estavam na praia, inclusive figuras públicas, começaram a manifestar-se dizendo que não se tinham dado conta de nada do que a comunicação social havia relatado vários dias antes. O erro começava a aparecer. Uma briga entre algumas pessoas levou que outras começassem a correr. Ao verem cerca de trinta pessoas a correrem numa determinada direcção, as pessoas se encontravam na praia fizeram o mesmo. O que nas fotos pareciam roubos, eram precisamente pessoas com os seus pertences que corriam sem razão aparente. Hoje em dia, muitos são aqueles que ainda pensam que o “arrastão” de Carcavelos realmente aconteceu, não tendo qualquer informação contrária. Os media podem influenciar o nosso modo de ser, agir e até de pensar. Seja através de imagens fora do contexto, vídeos retocados ou depoimentos de credibilidade nula, tentam pela estratégia da diversão, desviar a atenção do público dos problemas importantes. Depois de descoberta a manobra, pode levar à falta de confiança que um determinado leitor ou espectador tem no jornalismo. Citando Isabel Férin, Professora da Universidade do Coimbra “O poder da televisão é terrível em construir ou destruir a realidade que interessa”. Rúben Castro Alumnus

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS