Procurar
Close this search box.

Atlas das aves invernantes e migradoras de portugal

Está actualmente em curso, um novo projecto relacionado com a avifauna nacional – o Atlas das Aves Invernantes e Migradoras – que resulta de uma organização conjunta entre Serviço do Parque Natural da Madeira, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Universidade de Évora (LabOr – Laboratório de Ornitologia), Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Açores), Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves. Este projecto tem envolvido muitos dos ornitólogos e observadores de aves do País.

Os projectos atlas são ferramentas fundamentais na inventariação e gestão da biodiversidade. Portugal possui já um atlas das aves nidificantes para o território nacional (estando actualmente em curso o Atlas das Aves Nidificantes do Arquipélago da Madeira) existindo pontualmente alguns atlas locais e regionais das aves invernantes. Contudo, não possui ainda nenhum atlas das aves invernantes que abranja a totalidade do território nacional. De modo idêntico, não possui qualquer atlas das aves migradoras de passagem.

O conhecimento da distribuição e abundância das aves nestes dois períodos deverá ser um instrumento estruturante para o conhecimento ornitológico e para o planeamento e gestão do território. E esta é a razão que levou à génese do projecto pelos referidos parceiros.

No âmbito do projecto, foi criada uma comissão científica com representantes das organizações parceiras, para definição da metodologia e acompanhamento do mesmo. Os trabalhos de campo iniciaram-se em Agosto de 2011 e decorrerão até Fevereiro de 2013 e toda a ajuda de observadores voluntários, que serão responsáveis pela recolha da maior da parte da informação ornitológica no terreno, é bem-vinda.

A recolha de dados integrará dados de observações sistemáticas, de anilhagem, de observações ocasionais/adicionais e ainda de outros projectos e será feita durante dois anos (2011-2012 e 2012-2013) em duas épocas por ano:

Época de migração: Portugal continental e Madeira – 1 Agosto a 15 Outubro; Açores – 15 Agosto a 31 Outubro

Época de inverno: Portugal continental e Madeira – 15 Novembro a 15 Fevereiro; Açores – 1 Dezembro a 28 Fevereiro

Serviço do Parque Natural da Madeira

DESTAQUES