Procurar
Close this search box.

As chamadas bebidas energéticas

Muitos são os jovens que consomem bebidas energéticas. Provavelmente aliciados pela publicidade que as apelida como fonte de energia que permite melhorar os desempenhos escolares e desportivos ou até pela sugestão de efeitos extasiantes. O certo é que muitos consomem sem saber o que estão a ingerir e sem terem a perfeita noção das consequências do seu consumo excessivo.

É necessário esclarecer que neste tipo de bebidas encontramos cafeína, guaraná e/ou taurina e ainda outras substâncias, que em quantidades elevadas acabam por ser lesivas e prejudiciais ao organismo e ao desenvolvimento de qualquer jovem. Estas substâncias estimulantes, para um sistema nervoso em maturação, podem ter efeitos marcantes e irreversíveis. Alguns estudos indicam que este tipo de bebidas, que combinam cafeína e taurina, não tem efeito na capacidade de memorização a curto prazo e que induz alterações na frequência cardíaca e nos valores de pressão arterial.

Por outro lado, a situação agrava-se ainda mais quando se associa este tipo de bebidas a outras que são alcoólicas, pelo que é perfeitamente desaconselhado. Sendo assim, a melhor forma de obter ‘energia’ acaba por ser através de uma alimentação variada, equilibrada e polifraccionada. Esta alimentação fornece tudo o que o organismo necessita, possibilitando bons desempenhos escolares e desportivos, sem causar danos no nosso organismo. Viva a alimentação saudável!

Bruno Sousa
Nutricionista

DESTAQUES