Chegou! Após repetidas e incisivas promessas de controle alimentar, resultado dos “irresistíveis” exageros da época natalícia, chegou o momento de cumprir o que foi prometido!
O mês de Dezembro é “desculpa” para muitos comportamentos alimentares menos saudáveis devidos à época festiva, justificando-se que em Janeiro resolve-se o assunto. Ouve-se frequentemente “Ano Novo, Vida Nova”.
Os quilinhos ganhos em Dezembro, que tanto atormentam o início do novo ano, constituem o argumento para a mudança. A realidade é que, com alguma frequência, estas promessas são novamente adiadas para o mês seguinte, e seguinte, e seguinte… e a história repete-se sucessivamente… e nada de mudanças. Surgem os Reis… o Carnaval… a Páscoa….
Enfim, não faltam novos argumentos festivos para novos exageros alimentares e os quilinhos vão somando-se sucessivamente. Por isso, é importante não adiar a correcção do seu desajustado padrão alimentar!
Por outro lado, não se justifica exagerar abusivamente para depois iniciar uma restrição muito rigorosa. Estas grandes oscilações podem comprometer o bom funcionamento do organismo.
O conselho que aqui deixo é que tente manter o equilibrio alimentar ao longo de todo o ano, o que não invalida que possa comer um pouco mais num determinado dia ou época (desde que não sejam constantes!), dentro das tradições gastronómicas. É mais salutar que assim seja.
UM FELIZ 2012!
Bruno Sousa
Nutricionista